7 ideias de design para pegar emprestado de casas japonesas
Aprenda a deixar a casa mais serena por meio da iluminação, da conexão com a natureza e valorização do vazio - todos ensinamentos do minimalismo japonês
Os pilares do design minimalista japonês são funcionalidade, inovação e simplicidade. Focado na forma e função, o décor neste estilo pode ser adaptado para a rotina ocidental, trazendo consigo alguns hábitos preciosos que deixam a vida mais serena. Veja como:
1. Aposte em ambientes claros e bem iluminados
O décor minimalista costuma girar em torno de madeiras em tons claros e superfícies brancas. As cores ajudam a manter o ambiente mais iluminado, refletindo a luz e influenciando também a atmosfera de tranquilidade. Atenha-se a madeiras como o carvalho ou hinoki, um tipo de cipreste.
2. Celebre os espaços vazios
Trazer a sensibilidade japonesa para dentro de casa também significa aprender a valorizar os vazios do ambiente. Exercite a imaginação ao decorar, considerando sempre o que pode ser removido no décor, no lugar de “o que posso colocar nesse canto sem nada?”. É importante que haja equilíbrio para o olhar, com áreas mais e menos mobiliadas.
3. Invista na marcenaria
Quando há menos móveis ocupando a visão, passamos a reparar mais nos detalhes da casa. Por isso a marcenaria se torna tão importante! A cultura japonesa é muito influenciada pelos móveis artesanais e sua riqueza de texturas e detalhes. Ao decorar, selecione peças de personalidade, únicas, que criem uma história visual no lar.
4. Crie um fluxo entre áreas interna e externas
A natureza é integrada ao décor de diversas formas. Uma delas é a abertura de um fluxo entre as áreas internas e externas da casa. Isso é feito, mais frequentemente, com portas de correr de Shoji – molduras de madeira com um material translúcido como plástico ou papel. Não muito opaco, o material deixa mais luz entrar ao mesmo tempo em que mantém um certo nível de privacidade.
Uma versão contemporânea e oriental seria a porta de alumínio com vidro, ideal para conectar livings aos jardins.
5. Decore com plantas
Outra maneira de inserir a natureza no décor é ter plantas também dentro de asa, sejam aéreas, em vasos ou jardineiras. Um artigo da Psicology Today enfatiza que viver com plantas pode diminuir a pressão sanguínea, a ansiedade e até o estresse – o que você está esperando?
6. Crie um cantinho
Apesar dos espaços vazios, o design japonês também sabe como aproveitar os cantos dos ambientes. Geralmente, eles recebem bancos ou poltronas de leitura, tornando aquela parte do ambiente um local de reflexão e quietude. Confira 50 cantinhos de leitura incríveis e nossa matéria sobre boas ideias para decorar os cantos dos ambientes.
7. Tire os sapatos
Os japoneses são famosos por seu hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa, trocando-os por sapatilhas ou chinelos de uso exclusivo para o lar. A atitude ajuda a manter a casa mais limpa. Os pares podem ser guardados em gavetas especiais nas escadas ou em um espaço planejado no hall.
Leia também: 10 peças que mostram a simplicidade do design japonês e Visita guiada: casa pré-fabricada cheia de conforto no Japão
Fonte: Houzz
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!