Casa Created with Sketch.

7 dúvidas sobre decoração na cozinha respondidas por especialistas

Arquitetos e designers de interiores respondem às mais diversas dúvidas sobre cozinha. Confira abaixo cada uma delas -- quem sabe você também não tem as mesmas? 

Selecionamos 8 perguntas sobre decoração na cozinha respondidas por profissionais reconhecidos no mercado. As questões variam desde as mais simples, como escolher a cortina ideal, às mais complexas, sobre integração de ambientes, por exemplo. Veja:

1. “Em minha cozinha, integrada a uma pequena área de serviço, os armários são de laminado com moldura de madeira nas portas. Como posso mudar o visual do ambiente sem reformas? Um espelho atrás da pia ajudaria a ampliar o espaço?”, Lydia Maria Montenegro Barrozo, via Comunidade CASA CLAUDIA.

Uma boa saída é substituir as portas por modelos retos, sem moldura, e renovar o laminado dos armários. Um revestimento branco e fosco resultará num visual básico e bonito. Com um pouco mais de investimento, você troca as portas por modelos de vidro branco com perfil de alumínio. Outra solução, mais econômica, é não substituir as portas e apostar nos adesivos vinílicos disponíveis no mercado para dar novo colorido aos móveis: eles podem ser aplicados sobre o laminado existente (empresas especializadas fazem o serviço) e trazer imagens impressas de sua predileção. Essa solução permite trocar o adesivo por outro quando você enjoar. Quanto ao espelho, ele ficará sujeito a umidade e riscos se for instalado atrás da pia. Nesse local, vai bem um vidro temperado com película branca.

Consultoras: arquitetas Regina Adorno, tel. (11) 3486-2905, São Paulo, Daniella Mazega, tel. (27) 3218-3092, Serra, ES, e Walleria Teixeira, tel. (61) 3322-9521, Brasília.

01-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas

2. “Sala e cozinha integradas precisam ter o mesmo estilo? Como decorar cada uma?”, Daila Fanny, via e-mail

É importante que os dois ambientes ganhem linguagem coesa, além de serem práticos. Para não errar, veja as sugestões de três profissionais:

“Trate os espaços como um só. Optar pelo piso contínuo é uma forma de criar essa sensação. Aqui, foi possível empregar madeira, pois a cozinha não tem uso intenso. Se quiser algo mais fácil de manter, use porcelanato ou cerâmica”, explica Marcel Steiner, designer de interiores. “Como a cozinha ficará visível da área social, encomende armários que fujam do convencional e mais pareçam estantes. Evite acabamentos brancos e puxadores aparentes. No projeto acima, adotei portas de vidro preto brilhante”, complementa André Piva, arquiteto. “Uma boa coifa garante que o cheiro dos alimentos não se espalhe pela sala. Mas prefira uma peça discreta, especialmente se o fogão ficar numa ilha – caso em que o elemento suspenso, solto da parede, ganha destaque”, finaliza Diego Revollo, arquiteto. 

02-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas

3. “Tenho armários brancos, balcões pretos, velhos azulejos beges com faixa decorativa e piso xadrez. Como valorizar o espaço gastando pouco?” Amanda Ambiaghi, Rio Claro, SP

Para começar, a dica é deixar os azulejos branquinhos – tinta epóxi é a solução mais simples e em conta. “Com esse fundo, podemos soltar a imaginação e criar uma infinidade de combinações”, opina a designer de interiores Ingrid Hirsch, de São Paulo, que recomenda um mix de duas cores quentes, como o vermelho e o amarelo, para a ambientação. “E que tal pincelar uma delas na faixa cerâmica existente ou aplicar ali alguns adesivos coloridos?”, sugere a designer de interiores paulistana Mariza Cundari Pereira. A ideia é repetir as nuances em banquetas, eletrodomésticos e pequenos objetos de decoração. Até a geladeira pode entrar na brincadeira. “Vinil adesivo amarelo e cinza seria uma opção interessante”, avalia Ingrid.

03-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas

4. “Tenho sala e cozinha integradas, com janelas lado a lado, e há um estofado sob a esquadria do estar. Devo cobrir as aberturas com peças idênticas?”. Aline Ribeiro, São Paulo

Por serem espaços unidos, as janelas pedem, sim, o mesmo visual. “Se optar por tecido, ele deve ir até o chão”, fala a arquiteta paulista Brunete Fraccaroli. Como, nessa situação, seria preciso afastar o sofá para permitir o caimento do pano e ainda haveria o risco de o cheiro de comida impregnar na trama, é melhor investir em uma dupla de persianas ou telas solares, como sugere o arquiteto Neto Porpino, de São Paulo. Para calcular o tamanho, considere que o modelo tem de ultrapassar todos os lados da abertura em 10 cm a 20 cm – se as janelas tiverem dimensões diferentes, a maior ditará a medida. E as peças devem ficar alinhadas em cima e embaixo. Ao definir o material da persiana, alie beleza e praticidade: Neto indica PVC ou madeira, que são limpos com pano levemente úmido e sabão neutro ou espanador de pó.

05-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas

5. “Estou reformando minha cozinha e gostaria de saber se a cor do cooktop deve contrastar com o tom da pedra da bancada. E se os eletrodomésticos devem ser todos da mesma linha, branca ou inox”. Camila Trentinella, por e-mail.

Não existe uma regra para a cor do cooktop. Uma ideia é tentar escolher um modelo de tom próximo ao do material da bancada, o que fará com que ele fique camuflado na ilha. Mas o contraste também é um recurso bacana, desde que sua bancada seja neutra, numa cor lisa e clara. Se ela for de limestone branco ou granito clarinho, invista num cooktop com tampo escuro. Em tempo: nos últimos anos, algumas marcas lançaram versões coloridas e até estampadas, caso a proposta seja surpreender e levar um toque divertido à decoração da cozinha. Com relação aos demais eletrodomésticos, tente manter o padrão: ou todos brancos ou com acabamento de aço inox. Se forem todos da mesma marca, melhor, pois haverá ainda coerência no design.

Consultores: arquitetos Alexandre Zanini, tel. (11) 3062-2885, Fabio Morozini, tel. (11) 2537-2996, e Manoela Machado, tel. (11) 98839-0133, São Paulo.

06-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas

 

6. “Preciso de ideias fáceis para decorar minha copa. Também gostaria de ter um aquário no espaço”. Ana Beloto, via Comunidade CASA CLAUDIA.

A copa é um ambiente em que fica ótimo brincar com as cores. Se você tiver uma mesa branca ou de madeira, pode lançar mão de cadeiras de tons quentes, como o pink, o vermelho e o amarelo. Nas paredes, que tal instalar painéis de madeira com prateleiras para acomodar livros de receitas e louças queridas? Uma solução mais simples ainda é colorir uma das superfícies com pintura ou papel vinílico, fácil de limpar. Fica ótimo também acrescentar um pendente bacana, com cúpula de acrílico colorido, polietileno branco ou alumínio. E, por último, os detalhes charmosos: toalha e centro de mesa bonitos, vasinhos com flores e objetos, como espelhos, gravuras e até um relógio de parede. Quanto ao aquário, você pode instalá-lo na copa, desde que siga alguns cuidados. O recipiente deve ter uma largura de até 80 cm para que não seja preciso usar vidros reforçados. E o móvel de apoio precisa aguentar o peso do vidro aquário cheio de água e ainda embutir o sistema de filtragem. Consultores: arquitetos Luiz Eduardo Almeida, da Ouriço Arquitetura, tel. (21) 2274-8887, Rio de Janeiro, e Gabriela Arruda, tel. (11) 4321-3044, São Paulo, designer de interiores Maristela Gorayeb, tel. (11) 3062-7536, São Paulo, e Marcelo Kazuo, da Ecomarine Aquários (www.ecomarine.com.br).

07-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas

 

7. “Quero colocar portas de vidro branco nos módulos superiores dos armários de minha cozinha e acrescentar outras duas cores nos outros. Que tons combinariam?” Maria Julia da Silva Costa, via Comunidade CASA CLAUDIA.

Aplicar cor nos armários é um recurso muito interessante. Sua ideia do vidro branco também é ótima. Um matiz neutro combina com tudo. Uma sugestão é partir para tonalidades que combinam entre si, como azul e roxo, vermelho e laranja, e amarelo e turquesa. Outra opção bem bacana é escolher apenas uma cor e trabalhar com o efeito de degradê: frente de gavetas que vão do azul-escuro ao clarinho. Ou aplicar efeitos de ombrê, uma espécie de degradê que mescla duas cores diferentes. Exemplo: aplicar nas portas inferiores um azul-violeta chegando até um verde intenso. Se preferir uma opção ainda mais colorida, faça uma porta de cada cor, em tons complementares, como o verde e o laranja. Se as portas forem de madeira, prefira a laca, mais durável. Se elas forem de laminado melamínico, remova as folhas antigas e aplique as novas nas cores escolhidas. Caso não haja disponibilidade financeira ou de tempo, recorra à plotagem ou à adesivagem. Por fim, troque os puxadores. Consultores: arquitetos Gustavo Calazans, tel. (11) 3662-3934, São Paulo, e Leila Dionízios, tel. (21) 2025-2106, Rio de Janeiro.

08-duvidas-sobre-decoracao-de-cozinha-respondidas-por-especialistas
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s