Casa Created with Sketch.

6 motivos pelos quais amamos o estilo escandinavo

O mundo do design e a internet cairam de amores pelo estilo escandinavo. Entenda as razões desse sucesso

Nos últimos tempos, o mundo do design caiu de amores pelo estilo escandinavo — mesmo com a maioria de seus clássicos beirando mais de 70 anos, ele nunca esteve tão em voga quanto hoje. Venha compartilhar dessa paixão: separamos os seis motivos que fizeram com que todos se apaixonassem por essa tendência internacional. Confira!

 1. O aconchego é a máxima do estilo

A madeira é um dos materiais mais usados para aquecer ambientes — e adivinhe onde ela está sempre presente? No estilo escandinavo. Os ambientes estão cheios dela, no chão, nas paredes e nos móveis. Além da madeira, a maioria de suas características foram pensadas em torno do conforto, da década de 30 até o que conhecemos como estilo escandinavo hoje. Nessa lista, estão o uso de mantas, tecidos de toque suave, tapetes de pelúcia e muita luz. 

7-6-motivos-pelos-quais-amamos-o-estilo-escandinavo

 (/)

2. Minimalismo

O minimalismo escandinavo é uma de suas qualidades mais valiosas: imagine os ambientes no estilo, se fossem todos entulhados por dez mantas, quinze vasos, objetos por todos os cantos? A graça de seu conforto é que ele é meticulosamente pensado para o espaço, focando apenas no que é necessário para torna-lo ao mesmo tempo belo e prático.

3-6-motivos-pelos-quais-amamos-o-estilo-escandinavo

 (/)

3. A inspiração na natureza

O design é, em sua maior parte, pensado em torno da natureza: alguns dos nomes de peso no mobiliário escandinavo tinham inspirações para suas peças nas formas das plantas, animais e insetos. As luminárias icônicas de Greta Grossman, sueca radicada na Califórnia, se chamam Grashöppa (gafanhoto) e Cobra. Arne Jacobsen também bebia dessa fonte natural, produzindo as atemporais The Egg e The Swan. O duo GamFratesi, mais contemporâneo, possui a cadeira Beetle (besouro).

No décor da casa, essa preferência ao natural se traduz nos tecidos, com muito algodão, linho e lã, e nas pequenas plantas dispostas pelas superfícies.

6-6-motivos-pelos-quais-amamos-o-estilo-escandinavo

 (/)

4. A iluminação escandinava arrasa

Os países que compõem a Escandinávia são muito frios e o sol se põe cedo em boa parte do ano. Por isso, os ambientes são muito focados na luz, seja no uso de cores claras, como muito branco e cinza, ou no investimento na iluminação artificial. A produção de luminárias da região é incrivelmente prolífica — e criativa!

Marcas mais modernas, como a Northern Lighting, apresentam uma diversidade de peças que não só cumprem a função de iluminar e aquecer, mas enriquecem o décor pelo próprio design; entre elas, a luminária Diva, a surreal Scheisse e a elegante Unika. Os designs excêntricos de Verner Panton agradam tanto os escandinavos quanto os ocidentais desde a década de 60; vide a luminária Flowerpot. Até mesmo as casas mais simples possuem belas luminárias de piso e pendentes mais bonitos ainda como foco visual da decoração.

2-6-motivos-pelos-quais-amamos-o-estilo-escandinavo

 (/)

5. Nada é inútil; tudo tem uma função!

Outro grande mote escandinavo é a funcionalidade; o design sempre servirá um propósito e será pensado de forma a melhor cumprir a sua função. Além da utilidade, designers nórdicos consideram a durabilidade e qualidade do produto — por isso, eles se destacam quando lado a lado com designs mais ousados, mas que não cumprem propósitos ou não são úteis.

4-6-motivos-pelos-quais-amamos-o-estilo-escandinavo

 (/)

6. É atemporal

Por todos os motivos acima, o estilo escandinavo é atemporal. O aconchego não sai de moda e o minimalismo bem iluminado agrada o olhar. Os móveis e acessórios são versáteis e combinam com tudo — da estética mais rebuscada até o urbanismo contemporâneo. É essa simplicidade que faz com que ele perdure!

1-6-motivos-pelos-quais-amamos-o-estilo-escandinavo

 (/)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s