Casa Created with Sketch.

5 usos do bicarbonato de sódio na limpeza da casa

Veja onde o produto pode ser uma excelente ajuda na hora da faxina – e ainda economizar seu tempo!

É bem provável que você tenha pelo menos um pacotinho de bicarbonato de sódio em casa, certo? E se você o mantém em sua geladeira como um desodorizante, usa para cozinhar ou até escovar os dentes, sabe que o produto pode ser muito útil na rotina — até mais do que você imagina.

O site Apartment Therapy reuniu formas de usar bicarbonato de sódio na limpeza e algumas dicas importantes que você precisa saber antes de usá-lo em toda sua casa. Confira:

1. Dá para polir prata

Você pode usar bicarbonato de sódio (com uma pequena ajuda de papel alumínio, vinagre, sal e água fervente) para deixar joias e talheres brilhantes novamente. Veja o tutorial (em inglês) aqui.

2. Desodoriza sua máquina de lavar

Se a sua máquina de lavar estiver com mofo, um pouco de bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar maus cheiros. Basta despejar uma mistura de bicarbonato de sódio e água no compartimento para colocar o sabão em pó e, em seguida, executar o ciclo de lavagem na configuração mais quente. Veja as instruções completas (em inglês) aqui.

3. Ele pode salvar potes plásticos com mau cheiro

Para limpar sobras de comida, marcas e odores dos recipientes de plástico, basta dissolver bicarbonato de sódio em água morna e imergir os potes por cerca de 30 minutos nessa mistura.

4. Desodoriza estofados e tapetes

Aquele tapete da sua sala está começando a acumular sujeira e a ficar com mau cheiro? É possível deixá-lo novinho e limpo novamente apenas com bicarbonato de sódio e aspirador de pé. Primeiro, aspire o sofá, tapete ou carpete para retirar sujeiras superficiais como cabelos e migalhas. Depois, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe por 15 minutos (ou durante a noite toda, para odores mais fortes). Em seguida, passe o aspirador de pó outra vez, para retirar o produto.

5.  Limpa micro-ondas

Mergulhe um pano em uma solução de água e bicarbonato de sódio, que pode ser usada na parte interna e externa do micro-ondas. Esfregue e depois enxague com um pano umedecido em água.

Dica bônus: ele não dura para sempre

Apesar dos truques quase milagrosos que o bicarbonato de sódio faz, ele não tem validade eterna. Se você não se lembra da última vez que comprou o produto, provavelmente chegou a hora de comprar um novo. A data de validade para a maioria é de 18 meses, mas é melhor seguir a regra geral e manter uma caixa ou pacote de bicarbonato de sódio em casa durante 6 meses, já que a validade diminui quando a embalagem fica aberta.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s