Casa Created with Sketch.

5 segredos para deixar seu jardim encantador

A publicitária Doris Alberte criou um óasis particular em casa e compartilha quais sãos os segredos para ter um jardim sempre encantador

01-segredos-para-deixar-seu-jardim-encantador

 (/)

– De crescimento rápido em qualquer tipo de solo, a maria-sem-vergonha, inicialmente plantada nos canteiros laterais, não demorou a invadir os degraus da escada. Mesmo acidental, o paisagismo ficou lindo!

– Outra vantagem dessa flor é a manutenção fácil – como a planta acumula água em seus caules carnudos, não há necessidade de regá-la todos os dias. E o local escolhido pela moradora é ideal, já que recebe luz natural, porém sem incidência direta do sol.

Veja mais fotos do jardim de Doris.

02-segredos-para-deixar-seu-jardim-encantador

 (/)

– Orquídeas falenopse (à esq.) e chuva-de-ouro foram amarradas a algumas árvores. “Trata-se de uma técnica comum no interior. Sempre fazemos, e fica incrível”, conta Doris.

– O segredo, segundo ela, é prender as flores em caules rugosos usando fitilhos de plástico e tomando muito cuidado para não amassar as raízes. Justamente por essa razão, arames não são bem-vindos, já que podem acabar machucando a planta.

– Um ponto essencial é escolher espécies adequadas. As eleitas por aqui são epífitas, ou seja, na natureza, costumam se desenvolver em troncos de árvores.

– A cerejeira (foto do meio) requer atenção especial: molhá-la só quando o solo estiver seco. Caso contrário, ela não vai para a frente, pois não gosta de terra encharcada. A dica, inclusive, pode ser adotada também para o resto do jardim. “Não mantenho uma periodicidade rígida na hora da rega. Faço isso somente quando há real necessidade”, revela.

– Uma que pede água com frequência é a marianinha (à dir.). Com suas flores roxas, a planta se sai muito bem junto a cercas ou paredes, desde que banhada pela luz do sol.

03-segredos-para-deixar-seu-jardim-encantador

 (/)

– Se a dona do jardim não segue uma rotina rigorosa de rega, o mesmo não pode ser dito da poda – a prática é fundamental para fortalecer as plantas. Assim, todos os meses, um jardineiro profissional faz uma visita. O pé de laranjada-terra agradece.

– Com a árvore bem-cuidada, a moradora pode colher os frutos e preparar o tradicional doce que aprendeu a fazer em Bauru. “Nessas ocasiões, a cozinha fica com cheirinho de infância”, derrete-se.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s