5 ideias para cultivar hortas com temperos e vegetais em casa

Cultivar uma horta rende, pelo menos, três vantagens: espécies frescas para a culinária, um toque verde ao ambiente e uma terapia relaxante.

Por Texto Helena Bárbara | Reportagem Visual Tatiana Guardian | Fotos Kit Gaion Atualizado em 15 dez 2016, 12h44 - Publicado em 1 nov 2011, 14h00

Um canto ensolarado é requisito básico para ter uma horta, orgânica ou não. A escolha do que plantar depende do espaço. Em apartamentos, melhor adotar vasinhos de ervas aromáticas (hortelã, alecrim e sálvia) ou condimentadas (salsão e tomilho). Quintais e sacadas permitem vasos grandes ou jardineiras com hortaliças, entre elas rúcula e tomate-cereja. O segredo é regar diariamente na medida, pela manhã, antes de o sol incidir diretamente: “Pegue um pouquinho de terra e aperte. Se grudar na mão, é porque a planta já tem água suficiente”, explica Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo e consultor da empresa Minha Horta, de São Paulo. É fundamental que haja boa drenagem. Para isso, cubra 1/3 do vaso com argila expandida e, sobre esse fundo, acrescente uma mistura de areia e terra, completando os outros 2/3. Drible pragas e fungos afofando a terra a cada 15 dias: as raízes ganham espaço para crescer, tornando a planta mais resistente a agressões externas.

Publicidade