Casa Created with Sketch.

5 erros de reforma que vão pesar muito no seu bolso

Planejamento é essencial para qualquer tipo de reforma, principalmente se você não quer estourar o orçamento e gastar muito mais do que o previsto

Fazer uma reforma já é custoso por si só (e nós temos uma série inteira de textos sobre esse assunto), por isso, tudo o que nós não queremos é acrescentar mais números para essa conta. Seja para fazer um pequeno conserto ou uma grande mudança na sala de casa, é interessante você ficar de olho para não cometer esses erros de reforma e gastar muito mais do que você esperava. 

Fique de olho para não cometer os erros de reforma abaixo:

1.Priorizar o glamour ao invés da estrutura

Todo mundo sonha com uma cozinha Pinterest ou um quarto como aqueles das revistas, mas se você gastar todo o seu orçamento nisso, quando o telhado está com um vazamento ou os canos do banheiro estão velhos e enferrujados, tanto faz o tipo de cozinha que você tem. Não ignore as questões estruturais da sua casa ou apartamento e cuide delas antes de pensar na estética.

Veja também

2.Não fazer mais de um orçamento

Fazer uma obra significa levar pessoas para dentro da sua casa, e que serão os responsáveis pelo seu novo lar (ou pelos reparos no lar que você já tem). O ideal é sempre pedir por, pelo menos, 3 orçamentos diferentes e todos de empreiteiros licenciados. Busque indicações de amigos e familiares, e confirme que essas referências são realmente boas. Pesquisar nunca é demais, e isso garante que você não terá que lidar com um retrabalho com outros profissionais porque os primeiros não fizeram o serviço da forma que você esperava.

3.Não se ater a um planejamento

Uma das coisas mais comuns do mundo é você perceber a reforma acontecendo e pensar em outras coisas que gostaria de mudar ou adaptar no meio do caminho. Isso, óbvio, vai acabar saindo mais caro para você. Para evitar esse gasto extra, coloque no papel – em um contrato ou outro documento com o seu empreiteiro – tudo o que você quer que seja feito e se mantenha firme nesse planejamento. É fácil você reformar os quartos e achar que a sala ficou sem graça em comparação, e aí decidir mudá-la também de última hora.

4.Tentar um DIY complexo em um final de semana ou feriado

Para muitas pessoas, fazer um projeto DIY no final de semana é a única opção. Porém, se você quer tentar uma ideia grande ou complexa durante os momentos de folga e algo der errado, você pode precisar de ajuda profissional – e isso vai sair muito mais caro do que o esperado. Pode acontecer também de não ter um profissional para chamar por causa do período – em feriados principalmente.

Se possível, use alguns dias de férias para fazer isso durante a semana. Assim, você tem a chance de encontrar um profissional de emergência que não cobre uma taxa mais cara (por causa do fim de semana ou feriado) e você não fica na mão se acontecer algum imprevisto. 

Veja também

5.Ignorar medidas de segurança

É muito tentador você deixar de usar os óculos de proteção na hora de cortar um pedaço de madeira, não se atentar se os empreiteiros estão usando capacetes em um caso de obra mais pesada ou até deixar de usar máscaras ao pintar o teto da sala e luvar para lidar com os materiais de construção. Mas nada disso vale a conta do hospital caso ocorra algum acidente. Garante a sua segurança e todos os envolvidos durante toda a reforma, ok?

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.