5 dicas para jardineiros iniciantes

Manter um jardim ou até algumas flores em casa parece uma tarefa difícil, mas nós provamos o contrário

Por Isabella Ribeiro Atualizado em 16 Maio 2018, 14h16 - Publicado em 15 Maio 2018, 17h31

A jardinagem é uma atividade que proporciona diversos benefícios, como uma conexão maior com a natureza e relaxamento. E mesmo que você não tenha experiência, nunca é tarde demais para começar a cuidar das plantas e flores. Aliás, colocar a “mão na terra” é a melhor forma de aprender as técnicas da jardinagem. E o melhor: você nem precisa ter muitas ferramentas em casa.

Antes de começar, confira algumas dicas:

 

Continua após a publicidade

1. Observe o clima e a região

Sempre observe o espaço disponível, o clima e a região do seu jardim. “É mais fácil trabalhar e cuidar das plantas adaptadas ao local. As mais fáceis de cuidar são aquelas que se adaptam em sua região, pois exigem menos tratos e cuidados.Trabalhe bem a mistura de plantio (adequada a cada planta). Conheça as características e necessidades das espécies que pretende cultivar”, aconselha a professora de paisagismo em curso técnico, superior e pós-graduação, Lúcia Borges, que possui o canal no Youtube  Vida no Jardim, repleto de dicas sobre jardinagem.

 

Continua após a publicidade

2. Analise o terreno

É importante conhecer o local que irá plantar. Comece fazendo um pequeno tour anotando os melhores lugares do terreno, como quais são os pontos que recebem luz solar. Tente imaginar como o jardim ficará quando estiver pronto. Não se esqueça de identificar qual é o tipo de solo de seu terreno, pois suas características determinam quais são as plantas que mais se adequam ao cultivo, sendo possível a mistura de solos.  

 

Continua após a publicidade

3. Busque inspirações

Pesquisar sobre os tipos de plantas e estilos de jardins é uma excelente forma de iniciar seu projeto. Em sites de busca há uma extensa variedade de imagens relacionadas à jardinagem. Crie uma pasta em seu smartphone ou computador com as opções que mais chamaram sua atenção. Depois, deixe sua imaginação fluir. Idealize seu jardim para que assim consiga concretizar sua ideia. Na realização de um novo projeto, Lúcia conta que cada jardim é idealizado de formas diferentes. “Temos que ajustar as características do local (tamanho do espaço destinado ao jardim, luminosidade, solo, região e clima), com os gostos e necessidades do cliente, além de buscar a função deste local, tudo isso alinhado com as plantas, a forma da composição, as cores em harmonia entre tantas outras inspirações para deixar o jardim aconchegante”, completa a paisagista.

muda de flores vermelhas e amarelas sendo plantada
RomoloTavani / ThinkStock/Getty Images

4.Planeje-se!

Apenas imaginar a paisagem final não é o suficiente. Por isso, é necessário planejamento para que você tenha disponibilidade para cuidar do que foi plantado, pois a jardinagem exige tempo e dedicação. De início, escolha plantas com cuidados similares de luz solar e quantidade de água necessária.

 

Continua após a publicidade

5.Escolha as ferramentas certas

Não é preciso muito para começar a cuidar se seu jardim. A escolha das ferramentas é essencial para fazer um bom projeto. Opte por luvas de jardinagem que sejam confortáveis e que protejam suas mãos ao mesmo tempo. “As ferramentas próprias para jardinagem são pás (pequenas para vasos e canteiros e grandes para jardins), enxada ou enxadinha para fazer covas e escarificar a terra (de acordo com o tamanho do jardim) e podões ou tesouras de poda limpas e afiadas. Porém se consegue mexer com as plantas e jardins com ferramentas improvisadas, como facas, colheres entre outros”, explica a profissional.

 

Continua após a publicidade

Agora você já pode começar a cuidar de seu jardim. Boa sorte!

Continua após a publicidade

Publicidade