Casa Created with Sketch.

5 dicas para criar um decór temático, mas discreto

Confira as dicas da arquiteta Ciça Ferracciú, autora de um quarto inspirado em Harry Potter, para criar um ambiente temático, mas discreto em casa

colagem-quarto-inspirado-em-harry-potter

 (/)

Quem nunca sonhou em morar no castelo de Hogwarts, de Harry Potter? Ter aulas de poções nas masmorras, jantar no salão comunal e ir dormir nas torres da Grifinória? Foi essa vontade que inspirou este quarto, de 12,3 metros quadrados, que ganhou os tons de azul e prata da Corvinal combinados com o resto do decór. A arquiteta Ciça Ferracciú assina o projeto e nos deu várias dicas para tematizar a decoração de uma maneira discreta, que possibilite uma mudança prática se o morador quiser dar novas caras ao espaço. Confira:

1. Entenda a diferença entre ambiente temático e decorado

O ambiente temático tem vários elementos relacionados entre si na decoração, usando cores, objetos característicos e tecidos específicos para criar uma unidade. É importante traçar a diferença entre ele e o decorado, que teria apenas um quadro com um pôster, por exemplo.

2. Invista nas cores

É a paleta de cores que faz os temas começarem a tomar forma! Você consegue imaginar um espaço inspirado no filme de Amélie Poulain sem muito verde e vermelho?

3. Escolha um tema atemporal

Alguns temas têm validade limitada por marcarem uma fase muito específica na vida da criança. A vantagem dos quartos de Harry Potter, por exemplo, é que agradam tanto aos menores quanto aos adolescentes e até jovens adultos.

SW-HighliteImages-2471_-_2473_fix-T

 (Divulgação/Casa.com.br)

Outro exemplo de tema bem escolhido é esta casa em Taiwan, decorada com base na saga Star Wars: sala de estar, jantar e cozinha são compostas de forma discreta, criando um espaço que tanto adultos quanto crianças amam.

4. Prefira os detalhes

Um dos principais conselhos de Ciça é evitar elementos permanentes. Prefira tematizar o que é possível mudar mais tarde, como colcha de cama, murais e objetos pequenos.

Se quiser investir nos móveis, dê preferência ao que pode combinar com outras ocasiões. Uma cama com dossel, alinhada ao estilo clássico dos filmes, não casaria facilmente com o espaço enxuto e com decorações mais modernas, por exemplo.

5. Outros ambientes podem ser temáticos!

Como a casa de Star Wars prova, não é só o quarto que pode ter um tema diferenciado. Porém, pode ser uma boa ideia deixar o décor ainda mais discreto, priorizando não os objetos diretamente relacionados ao tema, mas um estilo de decoração específico.

Quem ama Jane Austen pode investir em uma decoração voltada ao neoclássico, válido pra diversos ambientes e situações. Já os apaixonados por Jogos Vorazes, por outro lado, podem apostar em um estilo industrial, e assim por diante!

 

Leia também: A inglesa Charlotte Kyriakou foi um pouco além, transformando sua sala de jantar em uma réplica de Hogwarts. Confira!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s