Casa Created with Sketch.

5 dicas para a máquina de lavar roupas durar mais

É preciso ter alguns cuidados básicos para que a máquina não dê problemas no futuro

A sua máquina de lavar roupas precisa de cuidados especiais tanto qualquer outro eletrodoméstico. Porém, pode acontecer de você não ter certeza de quais são esses cuidados básicos. Não tem problema, nós conversamos com Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech, para saber exatamente como cuidar da lavadora e fazê-la durar mais.

1.Cuidado com a quantidade

Rodrigo explica que é muito importante ler o manual de instruções antes de começar a usar a sua máquina de lavar. Isso porque lá estão detalhados os principais cuidados que você deve tomar no dia a dia, sendo um deles a quantidade de sabão e detergente que você deve usar no ciclo de lavagem. Muitas vezes, é o exagero nessa quantidade que pode causar alguns problemas na máquina, incluindo o seu travamento.

Veja também

2.Atenção na hora de instalar

Do mesmo modo, você precisa ficar atento onde vai posicionar a sua máquina para o uso. Via de regra, o ideal é colocar o seu eletrodoméstico em um lugar que fique protegido das variações climáticas (como chuva e sol), preferencialmente longe de calor ou frio excessivos e fechado – nada de colocar a sua máquina em um ambiente aberto. “Outro ponto é o solo em que a máquina vai ser instalada, quanto mais plano menor será a vibração e a instabilidade mecânica do aparelho, resultando numa melhor performance do produto”, explica o profissional.

3.Cheque os bolsos e feche os zíperes

Você já esqueceu uma moeda dentro do bolso e depois a ouviu bater nas laterais da máquina enquanto o ciclo acontecia? Pois bem, isso é um veneno para a sua lavadora. Segundo Rodrigo, pequenos objetos podem travar as partes móveis do eletrodoméstico, por isso, não esqueça de checar os bolsos antes de colocar as roupas para lavar. Em relação aos zíperes, é importante mantê-los fechados para evitar riscos no tambor da máquina e também que eles enrosquem em outras peças de roupa, causando danos irreparáveis nos tecidos. “Uma dica importante é relativa aos sutiãs, pois possuem uma armação aramada, estes devem ser colocados dentro de um saco e então colocados na lavadora. Desta forma evitando do aramado sair e entrar no mecanismo da máquina”, explica ele.

4.Cuidado com temporais

As máquinas são feitas de modo que podem ficar ligadas na tomada mesmo que não estejam em uso, mas o ideal é que elas sejam completamente desligadas – ou seja, tirar o plugue da tomada – no caso de temporais, para evitar uma possível sobrecarga elétrica que possa queimar o aparelho.

5.Máquina de lavar também precisa ser limpa

O manual de instruções informa todos os detalhes para você lavar a própria máquina, de forma que ela fique sempre limpa e funcionando corretamente. Mas já avisamos: a lavagem do cesto e do filtro devem ser feitas periodicamente.

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s