Casa Created with Sketch.

4 passos para arrumar o guarda-roupa neste começo de ano

O tempo vive mudando, mas o seu armário não precisa sofrer com isto. Confira dicas para manter as roupas arrumadas até mesmo quando o clima não colabora

Se você vive em uma cidade que tem frequentes mudanças de temperatura, sabe bem o que é sair de casa com casaco e guarda-chuva e sair na noite do mesmo dia como se estivesse em alto verão — ou vice-versa. Além de termos que estar sempre preparados, muitas vezes ficamos confusos na hora de organizar e quem acaba sofrendo é o armário. Mas, para resolver o impasse de uma vez por todas, conversamos com duas profissionais que nos ensinaram como manter as roupas arrumadas mesmo quando o clima não colabora.

casa-claudia-ama-closet-em-ordem-simples-e-inteligente-este-projeto-do-arquiteto-marco-granada-usa-prateleiras-e-cabideiros-bem-distribuidos

 (/)

1. Descarte o que não é usado.

Não tem segredo: o primeiro passo quando pensamos em organização, em qualquer circunstância, é ter certeza de que todos os itens que possuímos são utilizados. Assim, você economiza tempo, espaço e o ambiente fica arrumado de forma produtiva. “Os dois maiores desafios da organização do armário são conseguir descartar aquilo que não é utilizado e conseguir colocar tudo o que temos dentro de um único armário – o descarte ajuda muito nesta etapa”, diz a personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer. A personal organizer Ingrid Lisboa concorda: “confortavelmente pode-se descartar entre 10 e 20% do armário, o que faz diferença”.

O closet da vlogger de beleza Karol Pinheiro

 (/)

2. Otimize o espaço

Se você está pensando em usar um pouco do espaço livre no armário do quarto ao lado, pense novamente. É importante que as peças estejam num mesmo lugar e em fácil alcance para que elas não sejam esquecidas e o acúmulo ganhe vez. Se falta espaço, “o ideal é usar estratégias de otimização, para caber tudo no mesmo lugar. Detalhes como diminuir espessura do cabide e aproveitar os vãos entre os armários e prateleiras merecem atenção, assim como o uso de organizadores”, explica Ingrid. Dobras diferenciadas e produtos como colmeias, sapateiras versáteis e embalagens a vácuo também auxiliam.

Projeto do arquiteto Décio Navarro

 (/)

3. Fácil acesso

Depois que você já tem tudo o que precisa e o espaço bem aproveitado, o próximo passo é separar as peças mais utilizadas das peças mais específicas. “A ideia da organização é deixar tudo com facilidade de acesso. Tudo o que o morador usa com mais frequência deve ficar fácil de acessar”, conta a personal organizer Ingrid Lisboa. “Para a mudança de temperatura, nós deixamos algumas roupas de meia estação fáceis de pegar. Não em lugar muito alto, baixo ou em caixas, por exemplo. O ideal é somente guardar nestes locais roupas de alto inverno e alto verão, tudo identificado. Malhas e moletons finos, calça de moletom, botas curtas e outras peças também precisam ficar fácil de pegar”, completa. O mesmo vale para a organização de acessórios e sapatos e para o guarda-roupas infantil. A organização, claro, é bem pessoal, e depende das preferências de cada morador: “existem pessoas mais friorentas e outras mais calorentas. Analise o que você utilizaria se esquentasse ou esfriasse e faça a separação. Caso haja espaço, deixe sempre as peças de outono no armário – são as únicas que podem ser usadas o ano todo independente da estação”, recomenda a personal organizer Juliana Faria.

ze-gabriel

 (/)

4. Passo a passo

Finalmente, é chegada a hora de recolocar as peças no armário. Para facilitar, Juliana sugere o seguinte passo a passo: “Guarde tudo o que não for utilizar na estação em sacos de embalagem a vácuo – eles diminuem o volume. Separe todos os itens por categorias: shorts, camiseta regata, camiseta de manga curta, etc. Utilize o fundo das prateleiras para guardar as peças de outono e deixe as peças de verão na frente. Etiquete tudo, assim você saberá o que está guardado no fundo do armário mesmo sem estar visível. Se existir algo que você use somente nos finais de semana, coloque em caixas na parte mais alta do armário e deixe as regiões de mais fácil acesso para aquilo que você usa no dia a dia”.

Confira também 8 dicas para organizar as gavetas de um jeito rápido e certeiro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s