3 varandas de apartamentos
Recantos urbanos: apartamentos ganham ar bucólico com varandas que convidam ao relax.
3,40 m²
Um dia foi suficiente para a montagem deste espaço descontraído em São Paulo. É um pedaço de verde na selva de pedra, diz o arquiteto Neto Porpino. A metragem reduzida foi driblada com o jardim em vasos, que traz cores e hortaliças. Fixados com bucha, os suportes feitos sob medida pela Ferro em Estilo (que promete entrega em três dias) sustentam os cachepôs da Rizzo Embalagens. O piso original recebeu um deck de pínus autoclavado (Madeireira Castor) ladeado por pedriscos. Uma manta para drenagem (FG Import), disposta apenas sobre o ralo, assegura que as pedras não o invadam e acabem entupindo a instalação.
6,90 m²
A cobertura em São Paulo dispõe de outras varandas além desta, o que permitiu usar este espaço somente para abrigar as plantas. Ao retirarmos a cerâmica original do piso, encontramos cerca de 35 cm de profundidade, ocupados por argila expandida. Nesse desnível em relação à sala aplicamos terra e fizemos um jardim vigoroso, diz a arquiteta e paisagista Vera Vella, da B2V Arquitetura, que providenciou impermeabilização com manta asfáltica (NDJ Engenharia). Destaque para a pérgula de eucalipto autoclavado (São Paulo Quiosques). Pinos de ferro fixam os pilares no contrapiso e o travamento da estrutura é feito por duas vigas e cerca de 30 caibros na cobertura.
15,60 m²
Bambu, madeira, pedras. A paisagista paulistana Paula Galbi descartou componentes sintéticos neste projeto para ser fiel na reprodução da natureza. Não queria que nada quebrasse a harmonia deste espaço de leitura e descanso, diz ela. Ligados por ferro, painéis de bambus (Flora & Arte) ocultam a base da churrasqueira e fazem as vezes de porta do armário abaixo da bancada da pia. A vegetação contempla floração no inverno (jade), outono (bálsamo), primavera e verão (primavera). Orquídeas, cactos e suculentas também emprestam suas flores em diferentes épocas.