Casa Created with Sketch.

3 varandas de apartamentos

Recantos urbanos: apartamentos ganham ar bucólico com varandas que convidam ao relax.

3,40 m²

 

Um dia foi suficiente para a montagem deste espaço descontraído em São Paulo. “É um pedaço de verde na selva de pedra”, diz o arquiteto Neto Porpino. A metragem reduzida foi driblada com o jardim em vasos, que traz cores e hortaliças. Fixados com bucha, os suportes feitos sob medida pela Ferro em Estilo (que promete entrega em três dias) sustentam os cachepôs da Rizzo Embalagens. O piso original recebeu um deck de pínus autoclavado (Madeireira Castor) ladeado por pedriscos. Uma manta para drenagem (FG Import), disposta apenas sobre o ralo, assegura que as pedras não o invadam e acabem entupindo a instalação.

6,90 m²

 

A cobertura em São Paulo dispõe de outras varandas além desta, o que permitiu usar este espaço somente para abrigar as plantas. “Ao retirarmos a cerâmica original do piso, encontramos cerca de 35 cm de profundidade, ocupados por argila expandida. Nesse desnível em relação à sala aplicamos terra e fizemos um jardim vigoroso”, diz a arquiteta e paisagista Vera Vella, da B2V Arquitetura, que providenciou impermeabilização com manta asfáltica (NDJ Engenharia). Destaque para a pérgula de eucalipto autoclavado (São Paulo Quiosques). Pinos de ferro fixam os pilares no contrapiso e o travamento da estrutura é feito por duas vigas e cerca de 30 caibros na cobertura.

15,60 m²

 

Bambu, madeira, pedras. A paisagista paulistana Paula Galbi descartou componentes sintéticos neste projeto para ser fiel na reprodução da natureza. “Não queria que nada quebrasse a harmonia deste espaço de leitura e descanso”, diz ela. Ligados por ferro, painéis de bambus (Flora & Arte) ocultam a base da churrasqueira e fazem as vezes de porta do armário abaixo da bancada da pia. A vegetação contempla floração no inverno (jade), outono (bálsamo), primavera e verão (primavera). Orquídeas, cactos e suculentas também emprestam suas flores em diferentes épocas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s