23 boas ideias para banheiros
Nos projetos a seguir, você encontra inspiração para planejar um espaço sob medida, entre 11 e 23 m².
Visual contemporâneo Avesso aos modismos, mas atento às novidades, o designer Fábio Galeazzo, de São Paulo, renovou este banheiro (antes forrado de azulejos em tom caramelo) com dois materiais sintéticos. O mármore industrializado branco, de última geração, aparece no piso e dá forma à bancada e aos nichos. Já o cimento polimérico mistura pronta que reproduz o tradicional cimentado cobre a parede do boxe sem dar chance a bolhas ou manchas. Num banheiro, quanto menos informação, maior é a sensação de limpeza, diz Fábio, explicando sua predileção por poucos e bons acabamentos.
Tudo branco A pedido de um jovem casal, o arquiteto paulista Francisco Lopes saiu-se com esta sala de banho completa. Eles estavam construindo uma moradia ampla, havia bastante espaço, diz o arquiteto. Com liberdade para investir numa boa distribuição, ele separou banheira e boxe, isolou o vaso sanitário e ainda instalou duas cubas sobre a longa bancada. Outra solicitação dos clientes que queriam tudo branquinho, como no restante da casa foi atendida com a escolha do mármore sintético para o revestimento. Não existe acabamento resistente e tão branco entre as rochas naturais, pondera Francisco.
À moda da casa
Ao reformar o imóvel antigo, a proprietária deste apartamento fez à dupla de arquitetos paulistas Alice Martins e Flávio Butti um pedido curioso: queria o banheiro com ares de quarto ou sala. Isso significava inserir no projeto os mesmos tons e acabamentos presentes no restante da moradia, incluindo travertino romano bruto e madeira ebanizada. Tudo sem abrir mão da praticidade: a proprietária e o marido pediram à dupla que dispensasse a velha banheira em troca de um boxe amplo e confortável, com direito a um banco e a um nicho para produtos de higiene pessoal.