12 varandas para aproveitar os dias de sol

Um dia de sol jamais deve ser desperdiçado. Ler um livro, curtir um churrasco ou não fazer nada e apenas contemplar são as inspirações desta matéria

Por Luciana Andrade Atualizado em 15 dez 2016, 10h49 - Publicado em 18 dez 2015, 13h00

A hora de aproveitar o sol é agora! Nas férias de verão, as varandas se tornam o ponto de encontro preferido da família e dos amigos, que buscam passar o tempo livre da forma como mais gostam. Selecionamos alguns projetos inspiradores para você simplesmente relaxar.

01-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

A varandinha é um convite à preguiça, com rede, futons e pallets que foram lixados e envernizados, que funcionam como deck. O desnível criado no piso foi preenchido com seixos, que formam a base de uma pequena floreira.

02-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

O sofá com futons sobre uma base de madeira se volta para a janela e busca a luz do sol. O piso cimentício também traz um conforto extra, atérmico e mais fácil de limpar do que a pedra.

03-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

As flores brotam nas mais diversas épocas do ano, para que o espaço fique sempre colorido e aconchegante. As folhagens filtram um pouco dos raios de sol, para que eles aqueçam na medida. O piso intercala réguas de cumaru no deck e seixos em tons de grafite. 

04-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

As arquitetas e paisagistas Juliana Kallas e Leslie Mardegan investem no design contemporâneo para criar um ambiente que, propositalmente, não se integra à sala do apartamento. Afinal, a ideia era se isolar e aproveitar o dia no sofá da Kettal (Atrium), admirando o pôr-do-sol.

05-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

O verde da natureza pincela também as portas e o guarda-corpo da varandinha, totalmente conectada com a paisagem no projeto de Gina de Paulo.

06-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol
Continua após a publicidade

Às vezes, a busca é pelo essencial. Encontrar-se consigo em um dia de sol, lendo um livro ou meditando, é o convite feito por esta varanda com um farto jardim vertical, piso de peroba-rosa de demolição e um par de futons super macios.

07-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

Sem hora para acabar, as conversas e refeições acontecem ao redor da mesa de madeira (Arquivo Contemporâneo, que também forneceu as cadeiras e o banco). O espaço conta com frigobar, móveis de apoio e uma revigorante iluminação natural. Projeto de Adriana Valle e Patricia Carvalho

08-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

A sala de jantar fica na varanda, que virou o lugar mais disputado da casa. No piso, a paginação com réguas de ipê deixa brechas para escoar a água da chuva, no projeto de Gui Mattos e interiores de Fabiana Avanzi. 

09-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

Churrasco na varanda, mas com toda a elegância. No projeto de Ani Oglouyan, o equipamento fica mais discreto ao ser embutido junto com a coifa em uma caixa de granito preto absoluto (Amazonas Pedras). A generosa mesa em madeira e cadeiras de fibras naturais deixam o espaço ainda mais receptivo e confortável. 

10-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

A varanda cercada de flores e folhagens fica resguardada da visão da cidade grande. Se o sol estiver muito forte, é possível baixar os rolôs de PVC para fechar o espaço. Tudo para criar um clima e perder a noção do tempo na cama de ferro vitoriana (Pateo Capannema), transformada em sofá com rolinhos e almofadas. 

11-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

A luz da manhã banha a varanda do apartamento voltado para o leste. O banco em madeira convida à leitura, enquanto o deck no mesmo material reforça o contato sempre especial com os materiais naturais.

12-varandas-para-aproveitar-os-dias-de-sol

Um terraço repleto de floreiras, além de algumas velas para relaxar e uma cadeira para tomar um banho de sol matinal – é tudo o que se precisa para aproveitar uma tarde livre neste verão.

Continua após a publicidade

Publicidade