12 ambientes com boas ideias de iluminação para você se inspirar

Estes 12 espaços, já publicados no nosso site, apresentam boas soluções de iluminação

Por Edição: Marcel Antonio Atualizado em 15 dez 2016, 10h42 - Publicado em 21 jan 2016, 18h02

1. Quarto discreto de casal

1-iluminação-solucoes

Neste quarto de 22 m², a iluminação valoriza a atmosfera. Ela foi embutida em um pórtico de gesso que funciona como uma moldura ao redor da cama, forrada de couro sintético. Observe que as laterais receberam rasgos de 57 cm x 1,10 m de altura que embutem lâmpadas fluorescentes, que produzem uma luz difusa. Na parte superior, duas dicroicas ajudam a destacar os rebaixos dos quadrados do painel. Para a leitura, o casal conta com as luminárias Archimoon K (à esquerda) e Ara, ambas de Philippe Starck. Projeto de Marcelo Rosset.

2. Cozinha poderosa

2-iluminação-solucoes

O ambiente pede boa reprodução de cor nas áreas de lavar, estocar, lanchar etc. Atento a essa premissa, mas em nome do bem-estar, o arquiteto David Bastos planejou para a Casa Cor São Paulo 2013 este projeto pleno de luz indireta. No teto, dicroicas embutidas garantem a luz geral. Plano discreto: o painel de gesso tingido de cinza grafite sobressai diante da parede coberta de cimento queimado. A placa parece solta do fundo graças às bordas com lâmpadas de led embutidas.

3. Suíte com luzes harmoniosas

3-iluminação-solucoes

Nesta suíte, há três principais focos que se equilibram e harmonizam. O plafon garante luz geral ao ambiente. Como os moradores gostam de ler na cama, sobre a cabeceira foram instalados dois micro-spots direcionáveis, que acendem de forma independente. Para arrematar, cada criado-mudo abriga um abajur. Projeto de Alice Martins e Flávio Butti.

4. Quarto cheio de luz

4-iluminação-solucoes

Pensando em superfícies que clareiam de maneira uniforme, e não em focos, o arquiteto Guilherme Torres cercou o refúgio que elaborou para uma mostra de decoração com divisórias inteiramente iluminadas. Na prática, a ideia serve para momentos de leitura e relax. Pendentes completam a proposta. Pano contínuo: presa em perfis de alumínio, a lona (Tensoflex) desenha o painel translúcido, que apresenta, no verso, fluorescentes de tonalidade amarelada.

5. Suíte com luzes para leitura

5-iluminação-solucoes

Nesta suíte de 13 m², as prioridades foram reservar espaço para exibir as esculturas do casal e instalar luz adequada para leitura. Um projeto de marcenaria com iluminação planejada resolveu o problema. Nichos com dicroicas acomodam objetos nas laterais da cama. Fixadas na estrutura de madeira, arandelas com braços extensores de aço escovado e corpo de vidro fosco são ligadas quando os moradors desejam ler. A iluminação geral é feita com lâmpadas eletrônicas de cor amarela. Projeto de Noemi Yasuraoka.

6. Luz para clarear a amplitudo

6-iluminação-solucoes

Sem forro e com pé-direito baixo (2,70 m), o apartamento ganhou novos caminhos para a luz: o ponto central no teto se desdobrou no espaço com a ajuda de conduítes rígidos de alumínio galvanizado. A solução ainda agilizou a obra no projeto da Suite Arquitetos. Rede funcional: os holofotes (à esquerda) (Trust Iluminação) trazem lâmpadas halógenas AR 70, de foco mais aberto, e do tipoPAR 20, que pontuam quadros e móveis. Item dos mais versáteis na iluminação de ambientes sociais, a luminária de pedestal(Mixtape, ao fundo) muda de lugar conforme a necessidade.

Continua após a publicidade

7. Quarto com closet

7-iluminação-solucoes

Na reforma deste apartamento, o cômodo da empregada e parte da área de serviço viraram closet e banheiro, separados do quarto por paredes espelhadas e portas de correr. O forro embute spots, e a parede da cabeceira exibe uma luminária de foco direto. Românticos abajures completam o visual. Projeto de Adriana Parente e Denise Rocha.

8. Varanda dourada

8-iluminação-solucoes

Para se mesclar à estrutura de eucalipto, os spots e perfis adotados aqui são de cobre, especialidade da Lightworks, que assina a luminotécnica. Leds com temperatura de cor quente asseguram o clima aconchegante na casa de praia em Angra dos Reis, RJ. Pontos de luz: pequenos spots destacam os focos de interesse, como a mesa e a bancada da churrasqueira. Presas nas vigas, as calhas delgadas quase não aparecem. Jogam luz para realçar o forro de bambu e clarear indiretamente o espaço.

9. Iluminação bem distribuída

9-iluminação-solucoes

Neste quarto, as laterais da cama contam com luminárias articuladas, que projetam luz para baixo e com foco direcionado. Modelos como estes permitem movimentar a cúpula para cima, para baixo e para os lados. Repare que, fixas na parede, as luminárias liberam espaço nas mesinhas, enquanto a iluminação indireta no forro não atrapalha quem está na cama. Projeto de Paula Neder e Alexandre Monteiro.

10. Jantar sob as estrelas

10-iluminação-solucoes

O conjunto de pendentes é dotado de lâmpadas incandescentes (com luz amarelada) de 40 e 60 W, além de três halógenas refletoras (PAR 20 de 50 W), que lançam focos mais fechados na mesa. Cada tipo de lâmpada está ligado a um circuito para ser dimerizado separadamente. Projeto do lighting designer Guinter Parschalk. Conjunto sem igual: montados em alturas variadas, os lustres de alumínio com pintura epóxi passam longe de um resultado monótono.

11. Luzes espelhadas

11-iluminação-solucoes

Aqui, os espelhos ampliam o espaço e multiplicam a luz dos spots embutidos e dos nichos iluminados. Uma placa de MDF instalada a 12 cm da parede foi revestida de espelhos com acabamento bisotado e, por trás do painel, a iluminação com lâmpadas fluorescentes traz um clima intimista. Projeto de Patrícia Anastassiadis.

12. Arrase nas luzes do banheiro

12-iluminação-solucoes

Concebido pela dupla Olegário de Sá e Gilberto Cioni, este banheiro da Casa Cor São Paulo 2013 associa três tipos de iluminação: periférica (spots embutidos no forro que clareiam as paredes), geral (o plafon no centro do espaço) e indireta (para destacar detalhes de arquitetura). Projeto luminotécnico e produtos da Puntoluce. Buracos negros: a ideia era marcar o teto, daí os spots no frame (sem moldura) embutidos em orifícios com fundo escuro. Dicroicas com filtro evitam o ofuscamento e garantem boa condição de uso da bancada. A luminária grande (60 x 60 cm, com duas tubulares T5) proporciona claridade uniforme e funcional. Fica num nicho pintado de preto, repetindo o padrão adotado. Fitas de led atravessam o espaço e evidenciam as superfícies claras de mármore branco sivec. Para um banho aconchegante, todos os ciruitos elétricos são dimerizáveis.

Continua após a publicidade

Publicidade