Casa Created with Sketch.

12 ambientes com boas ideias de iluminação para você se inspirar

Estes 12 espaços, já publicados no nosso site, apresentam boas soluções de iluminação

1. Quarto discreto de casal

1-iluminação-solucoes

 (/)

Neste quarto de 22 m², a iluminação valoriza a atmosfera. Ela foi embutida em um pórtico de gesso que funciona como uma moldura ao redor da cama, forrada de couro sintético. Observe que as laterais receberam rasgos de 57 cm x 1,10 m de altura que embutem lâmpadas fluorescentes, que produzem uma luz difusa. Na parte superior, duas dicroicas ajudam a destacar os rebaixos dos quadrados do painel. Para a leitura, o casal conta com as luminárias Archimoon K (à esquerda) e Ara, ambas de Philippe Starck. Projeto de Marcelo Rosset.

2. Cozinha poderosa

2-iluminação-solucoes

 (/)

O ambiente pede boa reprodução de cor nas áreas de lavar, estocar, lanchar etc. Atento a essa premissa, mas em nome do bem-estar, o arquiteto David Bastos planejou para a Casa Cor São Paulo 2013 este projeto pleno de luz indireta. No teto, dicroicas embutidas garantem a luz geral. Plano discreto: o painel de gesso tingido de cinza grafite sobressai diante da parede coberta de cimento queimado. A placa parece solta do fundo graças às bordas com lâmpadas de led embutidas.

3. Suíte com luzes harmoniosas

3-iluminação-solucoes

 (/)

Nesta suíte, há três principais focos que se equilibram e harmonizam. O plafon garante luz geral ao ambiente. Como os moradores gostam de ler na cama, sobre a cabeceira foram instalados dois micro-spots direcionáveis, que acendem de forma independente. Para arrematar, cada criado-mudo abriga um abajur. Projeto de Alice Martins e Flávio Butti.

4. Quarto cheio de luz

4-iluminação-solucoes

 (/)

Pensando em superfícies que clareiam de maneira uniforme, e não em focos, o arquiteto Guilherme Torres cercou o refúgio que elaborou para uma mostra de decoração com divisórias inteiramente iluminadas. Na prática, a ideia serve para momentos de leitura e relax. Pendentes completam a proposta. Pano contínuo: presa em perfis de alumínio, a lona (Tensoflex) desenha o painel translúcido, que apresenta, no verso, fluorescentes de tonalidade amarelada.

5. Suíte com luzes para leitura

5-iluminação-solucoes

 (/)

Nesta suíte de 13 m², as prioridades foram reservar espaço para exibir as esculturas do casal e instalar luz adequada para leitura. Um projeto de marcenaria com iluminação planejada resolveu o problema. Nichos com dicroicas acomodam objetos nas laterais da cama. Fixadas na estrutura de madeira, arandelas com braços extensores de aço escovado e corpo de vidro fosco são ligadas quando os moradors desejam ler. A iluminação geral é feita com lâmpadas eletrônicas de cor amarela. Projeto de Noemi Yasuraoka.

6. Luz para clarear a amplitudo

6-iluminação-solucoes

 (/)

Sem forro e com pé-direito baixo (2,70 m), o apartamento ganhou novos caminhos para a luz: o ponto central no teto se desdobrou no espaço com a ajuda de conduítes rígidos de alumínio galvanizado. A solução ainda agilizou a obra no projeto da Suite Arquitetos. Rede funcional: os holofotes (à esquerda) (Trust Iluminação) trazem lâmpadas halógenas AR 70, de foco mais aberto, e do tipoPAR 20, que pontuam quadros e móveis. Item dos mais versáteis na iluminação de ambientes sociais, a luminária de pedestal(Mixtape, ao fundo) muda de lugar conforme a necessidade.

7. Quarto com closet

7-iluminação-solucoes

 (/)

Na reforma deste apartamento, o cômodo da empregada e parte da área de serviço viraram closet e banheiro, separados do quarto por paredes espelhadas e portas de correr. O forro embute spots, e a parede da cabeceira exibe uma luminária de foco direto. Românticos abajures completam o visual. Projeto de Adriana Parente e Denise Rocha.

8. Varanda dourada

8-iluminação-solucoes

 (/)

Para se mesclar à estrutura de eucalipto, os spots e perfis adotados aqui são de cobre, especialidade da Lightworks, que assina a luminotécnica. Leds com temperatura de cor quente asseguram o clima aconchegante na casa de praia em Angra dos Reis, RJ. Pontos de luz: pequenos spots destacam os focos de interesse, como a mesa e a bancada da churrasqueira. Presas nas vigas, as calhas delgadas quase não aparecem. Jogam luz para realçar o forro de bambu e clarear indiretamente o espaço.

9. Iluminação bem distribuída

9-iluminação-solucoes

 (/)

Neste quarto, as laterais da cama contam com luminárias articuladas, que projetam luz para baixo e com foco direcionado. Modelos como estes permitem movimentar a cúpula para cima, para baixo e para os lados. Repare que, fixas na parede, as luminárias liberam espaço nas mesinhas, enquanto a iluminação indireta no forro não atrapalha quem está na cama. Projeto de Paula Neder e Alexandre Monteiro.

10. Jantar sob as estrelas

10-iluminação-solucoes

 (/)

O conjunto de pendentes é dotado de lâmpadas incandescentes (com luz amarelada) de 40 e 60 W, além de três halógenas refletoras (PAR 20 de 50 W), que lançam focos mais fechados na mesa. Cada tipo de lâmpada está ligado a um circuito para ser dimerizado separadamente. Projeto do lighting designer Guinter Parschalk. Conjunto sem igual: montados em alturas variadas, os lustres de alumínio com pintura epóxi passam longe de um resultado monótono.

11. Luzes espelhadas

11-iluminação-solucoes

 (/)

Aqui, os espelhos ampliam o espaço e multiplicam a luz dos spots embutidos e dos nichos iluminados. Uma placa de MDF instalada a 12 cm da parede foi revestida de espelhos com acabamento bisotado e, por trás do painel, a iluminação com lâmpadas fluorescentes traz um clima intimista. Projeto de Patrícia Anastassiadis.

12. Arrase nas luzes do banheiro

12-iluminação-solucoes

 (/)

Concebido pela dupla Olegário de Sá e Gilberto Cioni, este banheiro da Casa Cor São Paulo 2013 associa três tipos de iluminação: periférica (spots embutidos no forro que clareiam as paredes), geral (o plafon no centro do espaço) e indireta (para destacar detalhes de arquitetura). Projeto luminotécnico e produtos da Puntoluce. Buracos negros: a ideia era marcar o teto, daí os spots no frame (sem moldura) embutidos em orifícios com fundo escuro. Dicroicas com filtro evitam o ofuscamento e garantem boa condição de uso da bancada. A luminária grande (60 x 60 cm, com duas tubulares T5) proporciona claridade uniforme e funcional. Fica num nicho pintado de preto, repetindo o padrão adotado. Fitas de led atravessam o espaço e evidenciam as superfícies claras de mármore branco sivec. Para um banho aconchegante, todos os ciruitos elétricos são dimerizáveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s