10 ideias para deixar mais aconchegante um quarto pequeno

Selecionamos 10 quartos pequenos que já apareceram no CASA.COM.BR e apresentamos as soluções encontradas neles para otimizar o espaço

Por Texto: Marcel Antonio Atualizado em 15 dez 2016, 10h20 - Publicado em 18 abr 2016, 18h36

1. Bancada planejada. Uma solução para fazer render o espaço do quarto é planejar os móveis. Um deles é a bancada, que pode ser colocada até mesmo diante de uma janela para aproveitar a iluminação. Neste quarto, por exemplo, o cabideiro com design de Ray (1912-1988) e Charles Eames (1907-1978) veio da Desmobilia, e a cadeira, da Tok & Stok.

1-quarto-pequeno-solucoes

2. Use e abuse de “truques”. Neste quarto para dois irmãos, por exemplo, nichos próximos ao teto foram usados para guardar brinquedos. Além de não ocuparem o espaço inferior, que foi dedicado a outros móveis, deixaram tudo mais organizado.

2-quarto-pequeno-solucoes

3. Atenção especial à cama. “O desafio foi encontrar área suficiente para guardar as roupas e os demais pertences em 12 m². Escolhemos a cama box com lugar para o enxoval, inclusive o de banho, e desenhamos a sapateira com prateleiras que vão do piso ao teto”, diz Barbara Ross, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, ao lado de Amanda Bertinotti, Gabriela Hipólito e Juliana Flauzino. A tonalidade cinza predominante reforça o ar moderninho e permite brincar com acessórios de cores intensas. Sobre a mesa de ferro (Desmobilia), luminária de Ingo Maurer (Fas). Feita de lona (Tapeçaria Cidely), a cabeceira traz conforto. Nesta mesma parede, fotos de Dorival Moreira (Quatro Arte em Parede).

3-quarto-pequeno-solucoes

4. Sapatos organizados. Para não deixar tudo jogado pelo cômodo, é preciso uma atenção especial à sapateira. Nessa, na lateral da cama, couberam os muitos sapatos dos moradores. Os armários (Celmar) são de laca fosca cinza.

4-quarto-pequeno-solucoes

5. Móvel multiúso. Para aproveitar todos os espaços de ambientes compactos, o truque é usar móveis multiúso, a exemplo deste modelo de cama box (Copel Colchões): seu baú funciona como roupeiro, organizando o enxoval de cama e banho, além de roupas usadas em outras estações.

5-quarto-pequeno-solucoes
Continua após a publicidade

6. Acerte na cabeceira. Aqui, entre os artifícios para ganhar espaço estão a cabeceira de futon, usada como colchão extra quando há visita, e a estante fixada na parede acima da cama. Outra grande preocupação foi o conforto. “Iluminação e ventilação naturais, roupa de cama macia e cheirosa e tapete de textura agradável são essenciais para ter um quarto gostoso de ficar.” O futon de solteiro (Futon Company) serve de cabeceira e colchão extra. Almofadas da Conceito Firma Casa.

6-quarto-pequeno-solucoes

7. Planejamento é essencial. O quarto do menino Leo tem apenas 8 m², mas, com um bom planejamento e doses salpicadas de cor e estampa, coube a vida inteira do pequeno rapaz ali: bancada de estudo, estante para livros, cama e futon, além de caixotes de brinquedos. Tudo desenhado sob medida pelas designers de interiores Renata Fragelli e Allison Cerqueira.

7-quarto-pequeno-solucoes

8. Armários conjugados com beliches. Encomendado para dois adolescentes, este quarto traz um armário em conjunto com um beliche em uma posição que o deixasse mais próximo da TV. Também foi usada uma parte interna do armário para criar nichos externos para serem usados como apoio para as camas e painéis aplicados na lateral como detalhe, caracterizando uma cabeceira. Neste projeto, o arquiteto Jean Carlos Flores usou MDF madeirado em carvalho prata da Duratex e MDF branco para deixar o quarto com cores suaves e com aspecto tranquilo. Também usou um papel de parede pensando na harmonia de cores.

8-quarto-pequeno-solucoes

9. Invista no branco, que dá a sensação de amplitude. A dona deste quarto tem 10 anos e quis fugir das tonalidades tradicionalmente destinadas às meninas. Ela escolheu azul e verde, cores que o arquiteto Toninho Noronha preferiu aplicar nos tecidos da roupa de cama, mantendo a marcenaria e as paredes em tons claros. Laqueados de branco, os móveis suavizam o piso de madeira ebanizada, que acolhe o tapete de lycra.

9-quarto-pequeno-solucoes

10. O segredo pode estar no alto. Com espírito esportivo, Priscila, 12 anos, fez questão de uma decoração informal com uma cama suspensa em seu quarto de 19 m². Embaixo dela, fica o móvel do computador. “Assim ganhei espaço livre para uma sala de estar”, diz a arquiteta Claudia Brassaroto, referindo-se ao tatame com futon (à direita). O toque feminino fica por conta da pintura de hibiscos na parede, aplicada com moldes vazados por Gisela Bochner.

10-quarto-pequeno-solucoes
Continua após a publicidade

Publicidade