10 grandes erros na hora de montar um home office e como evitá-los
Tenha um bom ambiente de trabalho em casa: ensinamos quais são os erros mais cometidos na montagem do home office e as dicas para evitá-los
Está pensando em trabalhar de casa? Separamos os 10 maiores erros que acontecem na montagem do home office e dicas para evitá-los, com fotos de projetos incríveis de inspiração. Confira:
Erro: Decorá-lo como um cubículo
Como evitá-lo: A grande vantagem de trabalhar de casa é que seu espaço pode ser exatamente do jeito que você quiser. Não perca esse potencial deixando-o parecido com um cubículo! Ambientes montados com criatividade motivam o trabalho, enquanto decorações insossas dão vontade de adiar o momento de por a mão na massa. Uma forma de conferir personalidade ao ambiente é caprichar nas paredes, com tinta ou adesivos, e investir em tapetes para trazer aconchego.
Erro: Não coordená-lo ao seu tipo de trabalho
Como evitá-lo: Ter um escritório em casa é mais complicado que combinar uma escrivaninha e uma cadeira. Cada tipo de trabalho tem necessidades específicas — um professor precisa de muito espaço para guardar papéis e livros; quem trabalha com muitos prazos e informações se dá melhor acompanhado de quadros de avisos e pegboards, e assim por diante.
Erro: Não delimitar o espaço
Como evitá-lo: Com pouco espaço, às vezes é necessário que o home office faça parte do living ou até mesmo do quarto. Quando esse for o caso, vale à pena investir em móveis e acessórios que separem visualmente o ambiente, sejam eles tapetes, cortinas ou biombos — principalmente se a casa está sempre cheia de gente. Assim, você delimita seu cantinho e deixa claro que não deve ser interrompido.
Erro: Não pensar em espaços de armazenamento
Como evitá-lo: Qualquer escritório requer espaço de armazenamento. Analise o ambiente e invista no que for mais adequado: uma escrivaninha com muitas gavetas, um móvel planejado, caixas, estantes modulares, prateleiras… opções não faltam!
Erro: Usar móveis demais
Como evitá-lo: Não exagere na quantidade de objetos no cômodo. Se um biombo ocupa espaço demais, prefira delimitar o escritório com um tapete; se você já tem uma mesa imponente, dê preferência a móveis de apoio mais minimalistas. Caso contrário, não será difícil se sentir um pouco claustrofóbico.
Erro: Não aproveitar as paredes
Como evitá-lo: Se não há espaço para estantes e outros móveis no chão, use as paredes! Instale prateleiras, placas perfuradas e, se for o caso, até mesmo uma mesa retrátil que seja desdobrada apenas na hora de trabalhar.
Erro: Escolher cadeiras bonitas, mas desconfortáveis
Como evitá-lo: Quem trabalha de casa passa boa parte do dia sentado na mesma cadeira. Por isso, é necessário valorizar a ergonomia. Isso significa sacrificar um móvel muito bonito por um confortável, de preferência com altura ajustável para coordená-lo às medidas da mesa.
Erro: Colocar a mesa em frente a uma janela
Como evitá-lo: Trabalhar com uma vista é bom, mas é preciso pensar muito antes de posicionar a escrivaninha frente à janela. Durante o dia, a luz direta baterá no móvel e em quem estiver trabalhando, causando incômodo. Considere usar cortinas, persianas ou colocar o móvel de lado, perpendicular à parede da janela.
Erro: Não ter luzes de apoio
Como evitá-lo: Ao anoitecer a luz do teto deixa de ser suficiente. Para evitar dores de cabeça – literalmente -, invista em uma boa luminária de mesa ou de piso.
Erro: Deixar os cabos desorganizados
Como evitá-lo: Cabos desorganizados enfeiam até mesmo o ambiente mais bem decorado. Aproveite as dicas de arrumação da matéria “Aprenda a organizar cabos e fios espalhados pela casa” e contorne esse problema!