Casa Created with Sketch.

10 dicas de como organizar brinquedos de crianças

Profissionais de organização dão dicas de como guardar os brinquedos dos filhos pequenos

3-dicas-de-como-organizar-brinquedos-de-criancas

O dia das crianças se aproxima e, para ajudá-lo a diminuir a bagunça das crianças, conversamos com duas profissionais de organização e lhes pedimos dicas de como organizar os brinquedos. Nossas consultoras foram a personal organizer Rafaela Oliveira, do blog Organize sem Frescuras, e a organizadora Cristina Papazian, do Organize assim. O resultado foi um decálogo da organização.

Dica 1: Separe tudo antes de começar

Antes de começar a organização dos brinquedos, separe-os em três categorias: (1) brinquedos não usados e fora da faixa etária da criança; (2) brinquedos quebrados, faltando peças; (3) brinquedos para guardar. “Os brinquedos não usados e fora da faixa etária podem ser doados. Os brinquedos da categoria 2 vão para o lixo reciclável e os da 3 serão organizados pelo tipo de brinquedo”, ensina a consultora Rafaela Oliveira, do blog Organize sem Frescuras.

2-dicas-de-como-organizar-brinquedos-de-criancas

Dica 2: invista no transparente

Depois de todos os brinquedos separados, chegou a hora da organização. Seguem algumas dicas eficientes para manter o ambiente sempre em ordem. Uma das dicas é investir em caixas transparentes. Elas facilitam e harmonizam a organização, além de tornarem os brinquedos mais atraentes e facilitarem na hora de as crianças acharem o que querem brincar.

Dica 3: use e abuse dos recipientes

Para a criança achar fácil seu brinquedo, separe por cor do recipiente, isso ajuda muito na hora de guardar também. “É importante unificar a cor e o formato das caixas (preferência da mesma marca para ficar com o mesmo formato). Isso torna a decoração uniforme”, sugere Cristina Papazian. Na hora de organizar, também podem ser usados potinhos de sorvete, vasinhos de flor, etc.

Dica 4: faça das prateleiras suas amigas

Se tiver prateleiras no quarto, organize cada uma delas, usando caixas com identificação e separe pelo tipo de brinquedos (de montar, carrinhos, bonecas, bichos pelúcia etc.). “Se não tiver prateleiras e o quarto for de menino, skates podem se transformar em prateleiras super descoladas e a meninada adora”, diz a consultora Rafaela Oliveira.

Dica 5: não misture os brinquedos dos seus filhos

Se seus filhos compartilham o mesmo quarto, o melhor é organizar separadamente as coisas de cada um. Use prateleiras e gavetas mais baixas para os menores e as mais altas para os maiores. Se seu filho for muito pequeno, é preferível manter os brinquedos em lugar conveniente para você pegar e guardar. “Aproveite o espaço existente embaixo da cama para guardar brinquedos pequenos ou o que quiser”, indica a consultora Rafaela Oliveira.

1-dicas-de-como-organizar-brinquedos-de-criancas

Dica 6: soluções criativas, como ganchos, podem quebrar galhos

“Se o quarto for pequeno, uma ideia ótima de aproveitar o espaço e ainda deixar a decoração divertida são os ganchos. Instale alguns ganchos na parede e pendure pequenos baldinhos para guardar lápis, miudezas, entre outros itens”, afirma a consultora Rafaela Oliveira.

Dica 7: envolva as crianças na organização

“É importante que as crianças estejam envolvidas na organização. Assim, elas já veem como é importante deixar os brinquedos arrumados e ficam mais conscientes”, defende a organizadora Cristina Papazian. Rafaela Oliveira compartilha da mesma opinião: “para criar excelentes hábitos de organização, envolva as crianças na tarefa desde cedo. Você pode tornar esta tarefa muito divertida: destine uma caixa colorida para cada um de seus filhos, de preferência grande o bastante para receber brinquedos. Quando as caixas estiverem cheias, ajude-os a separar e guardar tudo quanto for possível.”

Dica 8: não deixe tudo acessível às crianças

Só deixe em locais acessíveis às crianças, como as partes inferiores de prateleiras, o que as crianças ainda brincam. “Aquilo a que a criança não pode ter acesso com frequência vai para as prateleiras mais altas. Mais perto dela é o que ela consegue interagir e o que você quer que ela brinque com tranquilidade”, defende a consultora Cristina Papazian.

Dica 9: Limpe tudo antes de guardar

Organizar é importante, mas manter tudo limpo também é essencial. “De vez em quando, pode-se limpar os brinquedos com vinagre, que é um bactericida natural: a criança não vai se infectar e não é inflamável”, sugere a consultora Cristina Papazian.

4-dicas-de-como-organizar-brinquedos-de-criancas

Dica 10: inspire-se em exemplos bem-sucedidos

Para ajudar nas dicas, a consultora Rafaela Oliveira apresenta até os brinquedos da própria filha. “Esse é o quarto que minha filha brinca em casa. O que facilita na hora de brincar é o uso dos recipientes para guardar os brinquedos. Cada caixa tem uma categoria de brinquedo, por exemplo: na caixa rosa claro há bonecas; na rosa escuro, fantoches; na vermelha, bichinhos de pelúcia. Nas caixas da parte superior, ficam os itens que ela brinca menos, como massinhas, giz de quadro, etc. Nos nichos da parede, ficam os DVDs de filminhos e, embaixo do mezanino, ficam os recipientes de madeira com rodízio, acrílico transparente e cestos para guardar mais brinquedos”, descreve.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s