A varanda do apê tem espaço gourmet e deliciosa área verde
O terraço do novo apartamento foi aproveitado com o prologamento da sala, um refúgio verde e um espaço gourmet. Além, é claro, da vista privilegiada
Texto Marisa Vieira da Costa | Fotos Marco Antonio | Reportagem Visual Isabella Mendonça e Andrio Feijó (assistente)
Ao se mudar para um endereço com vista privilegiada, no 14º andar de um prédio novo, em São Paulo, o jovem casal de proprietários pediu à paisagista e designer de interiores Ivani Kubo que tornasse a varanda um lugar especial. “Eles faziam questão de um belo jardim, mas não queriam desperdiçar o potencial social da área, que foi entregue pela construtora com pia e churrasqueira”, conta Ivani. “Também sonhavam com um canto intimista, provido de assentos confortáveis, em que pudessem relaxar e curtir a paisagem”, completa. Para acomodar todos os pedidos na planta de 2 x 6 m, a profissional trouxe como solução a leveza de elementoschave: repare como os móveis são magrinhos e o desenho, formado por folhagens, é extremamente delicado.
Marco Antonio
Quer ter plantas sempre saudáveis? A lição número um é selecioná-las de acordo com a orientação espacial do local. “como este terraço é voltado para o oeste, elenquei apenas espécies de meiasombra”, explica ivani. Elas também dariam certo na face leste, enquanto as de pleno sol seriam mais adequadas à face norte, e as de sombra, à face sul. A diversidade enriquece qualquer composição paisagística. a dica da profissional é variar não só a altura e a volumetria dos exemplares cultivados, mas também a textura, os tons de verde e o formato dos ramos. Contrastes são bemvindos – de copa alta e arredondada, o fícus (ficus benjamina) (1) se opõe à baixinha cica (cycas revoluta) (2), que se parece com uma pequena palmeira. O vaso com o comprido bambumossô (phyllostachys pubescens) (3), estrela do pedaço, é forrado de hera variegata (Hedera helix variegata) (4), que pende pelas laterais graciosamente.
Curta o CASA.COM.BR no Facebook












