O que são mantras?

Mantras, os sons sagrados da tradição budista, têm o poder de criar encantamentos e atrair as melhores vibrações para sua vida. Conheça os principais

Wilson F. D.Weigl

Dreamstime

O que são mantras_01

Experimente em casa: pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente ajuda a abrir a mente

A palavra mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega), em sânscrito, antigo idioma da Índia. Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C. Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade. Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes e nossos corações para os planos superiores.

"Um mantra é basicamente uma oração", explica o swami Vagishananda, americano radicado na Índia há mais de 20 anos, mestre dos cânticos relacionados aos Vedas. Repeti-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma ideia a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.

Frases poderosas

 

Os mantras nasceram na Índia e foram adotados por todas as religiões que de lá se espalharam pelo mundo. Há várias linhagens do budismo chinês, tibetano, japonês e coreano que usam essas frases rítmicas. "Porém, a palavra entrou na linguagem corrente para designar os sons repetidos que levam a um estado de meditação", explica Edmundo Pellizari, professor de teologia de São Paulo.

 

Esse efeito tranquilizante pode ser resultado de orações como a ave-maria, o pai-nosso e a glória-ao-pai, no rosário católico. "Elas são as correspondentes cristãs dos mantras", explica Moacir Nunes de Oliveira, professor de teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Maior similaridade com os mantras é encontrada no terço bizantino, em que a ave-maria é substituída por uma frase curta (como "Jesus, curai-me").

 

Os mestres recomendam que se repitam os mantras, às vezes, durante horas a fio, mas no início não precisa ser tanto. "O verdadeiro impacto do mantra pode ser percebido depois de três horas de repetição", explica o mestre Vagishananda. Alguns reflexos são bem mais imediatos, porém. Estudiosos do mantra Miohô - Nam miohô rengue kyo -, relacionam cada sílaba a uma área do corpo, que recebem os benefícios da vibração do som. Assim, nam corresponde à devoção, mio à mente, ou cabeça, ho à boca, ren ao tórax, gue ao estômago, kyo às pernas.

 

O taoísmo, linha filosófica chinesa, inclui práticas com gestos, respiração, canções e meditação, mas os mantras são considerados fundamentais por sua praticidade. "Podem ser recitados em quase todas as circunstâncias", explica o mestre Wu Jyh Cherng, da Sociedade Taoísta do Rio de Janeiro.

Faça a experiência

 

Pode-se recitar mantras nos momentos em que sentimos necessidade de nos conectar com as qualidades das quais eles falam: alívio, calma, alegria, amparo, ânimo. Não custa tentar - afinal, o mínimo que a prática poderá fazer é deixá-lo mais tranquilo e concentrado. A vocalização do mantra Om Mani Padme Hum, um dos mais populares, proporciona ao final uma respiração profunda e relaxante. Há mantras específicos para evocar vibrações de cura, alegria e prosperidade, por exemplo, associados aos budas ou às divindades femininas - as taras. Conheça alguns mantras eficientes logo abaixo. E lembre-se: o H tem som de R.

 

Mantra de Buda Shakyamuni (para promover a autocura e companhia espiritual)

Om Muni Muni Maha

Muni Shakya Muniye Soha

Mantra de Maritze (uma tara que protege contra as adversidades, além de trazer luz e boa sorte)

Om Maritze Mam Soha

Mantra de Tara Sarasvati (a inspiradora das artes)

Om Ah Sarasvati Hrim Hrim

Mantra do Buda universal (ajuda a trazer o amor que está faltando no coração da sociedade moderna)

Om Maitreya

Maha Maitreya

Arya Maitreya

Mantra de Zambala (para a prosperidade e a riqueza espiritual e material)

Om Pema Krooda Arya zamabala

Hridaya Hum Phe Soha

Om Benze Dakine Hum Phe

Om Ratna Dakine Hum Phe

Om Pena Dakine Hum Phe Om Karma Dakine Hum Phre

Om Bishani Soha

Mantra de Tara Verde (libertadora e heroína veloz, elimina interferências como medo, ressentimento e insegurança, acelera a realização das causas positivas, traz proteção, fé e coragem)

Om Tare Tuttare Ture So Ha

Curta o CASA.COM.BR no Facebook