Continua após publicidade

Três quartos reformados e 20 ideias para você copiar

Painéis para cabeceira de cama, closets com portas de vidro, papel de parede e outras soluções para replicar em casa

Por Reportagem Ana Sant’Anna (texto) e Edson G. Medeiros (visual) | Design Renata Rise | Fotos Eduardo Pozella | Ilustrações Campoy Estúdio
Atualizado em 17 jul 2019, 13h37 - Publicado em 10 Maio 2012, 21h26

Antes de reformar o seu quarto pense no seguinte:  Mora em apartamento e quer ter um banheiro no quarto? Primeiro veja se ele está próximo da coluna de água e esgoto do prédio. Muita distância entre os pontos encarece a ideia. Com o sinal verde para seguir adiante, saiba que vai precisar incomodar o vizinho de baixo, quebrando o teto dele, ou elevar seu piso cerca de 10 cm (passagem de hidráulica). Se optar por madeira também nas áreas molhadas, prefra cumaru ou ipê, mais resistentes à umidade. Não se esqueça de prever eletroeletrônicos no projeto. Agora saiba como foram as reformas destes quartos.

Quarto 1. Organizado, como a dona

Embora generoso, o ambiente tinha pouca área para guardar roupas e acessórios. “Queria muitos armários e um ambiente claro e espaçoso”, diz a analista de sistemas Patrícia Lara, mulher do empresário Luiz Lara. Os arquitetos Yara Furtado e Salim Dib, de São Paulo, propuseram a criação de um closet de 8,40 m2, integrado ao quarto e ao banheiro. A suíte do apartamento ganhou revestimentos em sua maioria claros para conferir sensação de amplitude. “Adorei que tudo fcou à mão”, diz Patrícia. Já seu marido aprovou o piso ecológico de bambu.

Quarto 2.  Para a turma jovem

A universitária Mayara D’Amico, 21 anos, viu num flme e gostou da ideia de ter uma banheira no quarto. Os arquitetos Marcos Contrera e Marcos Biarari, de Santo André, SP, toparam o desafo. Verifcaram se a laje suportaria a carga esugeriram a distribuição da hidráulica por uma espécie de fosso entre andares. Além disso, ampliaram a suíte em 6 m2 ao incorporar um hall. Os amigos de Mayara também saíram ganhando. “A gente se reúne aqui antes de sair”, conta ela.

Continua após a publicidade

Quarto 3. Na medida do casal

Uma parede mais para lá, outra para cá, uma banheira ali, uma porta de correr acolá. A arquiteta Orlane Santos, de São Paulo, foi chamada pelos donos desta casa para uma reformulação geral. “A construção estava pronta, mas não gostamos do resultado”, diz a gerente comercial Gisele Sabino, casada com o empresário Reinaldo Pascon. Na suíte, achava, faltava do básico, como espaço para guardar roupas, à infraestrutura para internet. A reforma ampliou a área em 3,50 m2. “Eu queria conforto e um banheiro bacana, mas nunca imaginei uma hidro aberta para a foreira”, fala Gisele. “Ficou ótimo.”

Publicidade