Continua após publicidade

Dicas para ter uma casa ecologicamente correta

Mesclando tecnologia, funcionalidade, estética e sustentabilidade, o arquiteto Giuseppe Cafasso sugere soluções para ter uma casa sustentável

Por Alex Alcantara
Atualizado em 20 dez 2016, 19h34 - Publicado em 21 jul 2014, 20h52

Como o uso desequilibrado de recursos naturais, o ser humano tem buscado outras formas e práticas para construção de moradias. E é nesse cenário que as casas sustentáveis e a conscientização do comportamento humano ganham cada vez mais espaço. Para o arquiteto Giuseppe Cafasso, especialista no assunto, “uma casa estruturada com roliços de eucalipto tratado, por exemplo, evita o desmatamento de árvores nativas, uma vez que utiliza uma espécie exótica de reflorestamento, que apresenta rápido crescimento, tornando-se uma opção muito prática”. Ele próprio, inclusive, utiliza o pinho de riga e o roliço de eucalipto em seus projetos.

Para quem quer construir uma casa sustentável, Cafasso sugere começar desde a  escolha dos materiais, que preferencialmente devem ser reciclados. Outro exemplo é a utilização de madeira de demolição, que tem se tornado tendência para a fabricação de portas e janelas, uma vez que essa técnica evita a extinção de novas árvores. Alguns outros itens a serem levados em consideração para as casas ecológicas são o aquecimento solar, que diminui o consumo de eletricidade e ainda pode servir para obter energia elétrica, através de painéis fotovoltaicos; a captação de água de chuvas para reaproveitamento em diversos outros locais da casa; a utilização de tijolos de demolição para paginação de pisos; o uso de iluminação artificial através da zenital e panos de vidro em diversos ambientes para intensificar a iluminação natural.

“A interação do homem com a natureza, em um contexto de respeito, gera ações nobres que, reunidas, resultarão em uma transformação verdadeira, na qual haverá equilíbrio entre a preservação e a utilização dos recursos naturais”, afirma o arquiteto.

Publicidade