Aquele sobre o décor de Friends: confira os cantinhos da série

Os seis amigos nova-iorquinos, seus jeitinhos e seus dilemas fizeram de Friends uma das séries mais queridas de todos os tempos. Relembre os ambientes das temporadas

em Casa.com.br

Reprodução | Omelete
abre-decor-series-friends

Em setembro de 1994, o canal americano NBC transmitiu o primeiro episódio de Friends. Era uma época que acompanhar séries se resumia a esperar o dia certo de transmissão, o que incluía também anotar os horários das reprises – e, ah, tudo isso se você tivesse TV por assinatura, senão a espera era um ponto mais tedioso! Foi nesse contexto que a série tipo sitcom (com plateia) acumulou não só fãs de carteirinha, mas também premiações – a lista inclui alguns troféus Emmys e um Globo de Ouro.

Durante dez anos, o público acompanhou a vida de Rachel Green (Jennifer Aniston), Monica Geller (Courteney Cox), Chandler Bing (Matthew Perry), Joey Tribbiani (Matt leBlanc), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) e Ross Geller (David Schwimmer) em Nova York entre empregos, dates, amores, ex-amores, bebês, mudanças, parceria e amizade.

Reprodução | Giphy
01-decoracao-series-friends

Quando a sitcom acabou, milhões de espectadores ficaram órfãos. Afinal, Friends foi e continua sendo única! Basta lembrar do nome de cada episódio, que sempre começava com “The One With…” (“Aquele com…”), a fachada da cafeteria Central Perk, onde o sexteto se reunia com frequência, ou a música da abertura – I’ll be there for you –, gravada pela banda The Rembrandts.

Isso sem deixar de citar os ícones decorativos: a porta roxa e sua moldura amarela do apê de Monica, que ganha releituras até hoje, ou o pebolim usado como mesa de jantar por Chandler e Joey. Embora o décor tenha mudado ao longo das temporadas, muitos detalhes permaneceram intocáveis durante anos.

O legado de Friends é tão forte que a série permanece superatual. Deu saudades? Então venha recordar os espaços que marcaram época e tornaram a sitcom tão memorável:

O living mais frequentado do mundo

Reprodução | Reprodução Netflix
02-decoracao-series-friends

Monica Geller é proprietária do living por onde passou a maior quantidade de gente na história da humanidade – isso se considerarmos os seis amigos e os espectadores, claro! Era comum que os encontros começassem no sofá, que, juntamente da poltrona da mesma cor, ocupava boa parte daquele espaço. A cor branca desses móveis dava um ar de neutralidade em contraste com o roxo marcante das paredes.

Reprodução | Reprodução Netflix
03-decoracao-series-friends

Ainda no mesmo cômodo, um rack serve de suporte para a televisão, que é responsável por transmitir as performances de Joey como ator. Acima da TV, está pregado um pôster francês de publicidade. Com estética de Art Nouveau, a peça reproduz um trabalho de Jules Cheret feito em 1885.

Reprodução | Huffington Post
04-decoracao-series-friends

A imensa janela ao fundo é como o 8o personagem da série – sendo a cafeteria Central Perk o 7o elemento. Além de proporcionar boa iluminação, a estrutura rende uma vista privilegiada do Ugly Naked Guy, o peladão que mais tarde alugaria seu apartamento a Ross. Ao lado da janela, uma porta verde dá acesso ao quarto secreto de Monica, aquele espacinho onde a bagunça está liberada.

Miscelânea decorativa

Reprodução | Reprodução Netflix
05-decoracao-series-friends

A cozinha e o living de Monica são integrados, embora haja uma separação de ambientes feita com o sofá. O uso de cores intensas permanece no local com a escolha do azul-turquesa para o armário. Esse, aliás, não possui portas, deixando à mostra pratos, canecas, copos, mantimentos e a organização da personagem.

Reprodução | Reprodução Netflix
06-decoracao-series-friends

A geladeira é o item retrô do ambiente, enquanto as panelas de cobre, penduradas em ganchos acima do fogão, dão um toque de bucolismo à decoração. No ambiente de Monica as escolhas não se restringem a uma única tendência décor. O que fala mais alto ali é o gosto eclético, que reflete até nas cadeiras da mesa de jantar: cada uma é de um jeito.

Reprodução | Reprodução Netflix
07-decoracao-series-friends
Reprodução | Reprodução Netflix
08-decoracao-series-friends

O apê de Joey e Chandler

Reprodução | Reprodução Netflix
09-decoracao-series-friends

O espaço dos rapazes fica em frente ao apê de Monica. Mas, ao contrário dela, os meninos privilegiam uma paleta de cores neutra na decoração, visível nos eletrodomésticos da cozinha e também nos armários embutidos, além dos tacos de madeira no chão. Apesar disso, o local não deixa de estar cheio de personalidade, servindo de ponto de encontro ideal para beber cerveja!

Reprodução | Reprodução Netflix
10-decoracao-series-friends

O primeiro objeto que se nota ao adentrar no apartamento é a mesa de pebolim que tem dupla função. Quando não jogam uma partida, os rapazes a usam como mesa de jantar. Marcante também são as duas poltronas reclináveis que, posteriormente, são substituídas por uma versão com frigobar e alto-falantes. Outro símbolo da decoração de Joey e Chandler é o uso de um cartaz com a imagem dos atores Oliver Hardy e Stan Laurel da clássica dupla O Gordo e o Magro.

Reprodução | Reprodução Netflix
11-decoracao-series-friends

Os rapazes, que chegaram a dividir o apê com um ganso e um galo, mantêm como peça décor um grande cachorro branco. Com a função original de decorar jardins, a estátua batizada de Pat foi adquirida por Joey na época que ele atuava na novela Days of Our Lives. Embora alternassem durante as temporadas, acessórios descontraídos, como lousa mágica, jogo de dardos e luvas de boxe, serviam de enfeite no apartamento.

Reprodução | Giphy
12-decoracao-series-friends

Cantinho nerd de Ross

Reprodução | Reprodução Netflix
13-decoracao-series-friends

O irmão de Monica vive em mais de um apartamento ao longo de Friends, mas a decoração nerd prevalece em todos os recintos que ele passa. A moradia mais marcante é a partir da quinta temporada, em que Ross passa a ocupar o apartamento do peladão da vizinhança e faz uma estreia traumatizante: vê Chandler e Monica num momento bastante intimo.

Reprodução | Reprodução Netflix
14-decoracao-series-friends

A sala de estar traz consigo a cor vinho aplicada em toda a parede. A paleta quente fica completa com os móveis rústicos do apê, como o sofá de couro e a mesinha central que se assemelha a um baú de boticário. Também há uma mesinha de estudos ao fundo, que é acompanhada por um pôster vintage com ilustração de um estudante soviético.

Reprodução | Reprodução Netflix
15-decoracao-series-friends

Algumas peças utilizadas no décor traduzem o gosto peculiar do paleontólogo: enfeites de dinossauro, busto de um pensador e quadro de libélula. São escolhas ideais para decorar o espaço de um intelectual fã de fósseis. Venha visitar o apê de Ross aqui [Link: https://www.youtube.com/watch?v=1HkqeORgn_U .

Point oficial

Reprodução | Reprodução Netflix
16-decoracao-series-friends

Todo grupo de amigos tem um local xodó. No caso de Friends, o ponto escolhido é a cafeteria Central Perk. O local é gerenciado por Gunther (James Michael Tyler), que nutre uma paixão platônica por Rachel. Ela e Joey, inclusive, já trabalharam por lá servindo cafés, capuccinos e muffins.

Reprodução | Reprodução Netflix
17-decoracao-series-friends

O local tem um monte de mesinhas e suas respectivas cadeiras espalhadas. Porém, todos os holofotes estão no grande sofá laranja, que tem posição central no ambiente. Durante dez anos o sexteto garantiu um lugar privilegiado na cafeteria justamente nesse sofá. Quatro amigos conseguiam sentar de uma vez no móvel, mas uma poltrona verde à esquerda e uma cadeira à direita ajudavam a reforçar o conforto deles.

Reprodução | Reprodução Netflix
18-decoracao-series-friends

Phoebe também já trabalhou no café. Foi lá que a cantora entoou Smelly Cat, sua principal composição, para o público do recinto. Atrás de onde Phoebe cantava, está a grande fachada envidraçada que exibe o famoso logo Central Perk.

Reprodução | Reprodução Netflix
19-decoracao-series-friends

Embora a decoração das paredes mudasse, variando os cartazes, alguns itens sempre estiveram presente no décor, como o néon com formato de xícara próximo à porta, além do cardápio escrito na lousa de giz.

Relembre mais detalhes da cafeteria no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=l5kgYb73q44

Marcela Gava

rede mdemulher