4 cozinhas pequenas e bem resolvidas

Integradas ou não à sala, mas sempre com uma distribuição inteligente, saiba como os profissionais solucionaram a falta de espaço nesses projetos.

Demolir paredes e integrar o ambiente à sala é a primeira solução que vem à cabeça para fazer o espaço crescer. Mas não é só isso. Estes projetos também tiram proveito de uma distribuição inteligente sem deixar de lado os acabamentos práticos e charmosos. Aproveite para ver também acessórios que vão deixar a sua cozinha mais prática.

Aberta e com balcão

 

O proprietário deste apartamento, de 60 m², adora cozinhar e receber e queria viver em espaços abertos, com ares de loft. "Sugeri integrar a cozinha, de 4,90 m2, à sala. A solução amplia visualmente os dois ambientes e evita que o morador fique confinado enquanto prepara jantares para os amigos", afirma a arquiteta Deborah Roig, autora do projeto. Na reforma, a profissional criou uma grande abertura entre os espaços e posicionou no local um balcão, revestido de laminado preto. "Esse móvel abriga, pelo lado da cozinha, um louceiro, além de amparar uma mesa de jantar extensível e servir de área de apoio."

Ampliada na reforma

 

Esta cozinha cresceu 6,50 m² ao incorporar o espaço da lavanderia e passou a somar 13 m². "Transferimos a área de serviço para o local onde era o quarto de empregada, ambiente do qual a moradora podia abrir mão sem problema", conta a arquiteta Luzia Ralston C. Ribeiro, sócia de Fabiana Rocha, responsáveis pelo projeto. Maior, a cozinha comportou uma ilha e recebeu armários escuros e acabamentos estampados sem que o visual ficasse carregado. "A proprietária desejava criar uma atmosfera antiga. Para isso, combinamos madeira de demolição, papel de parede e painel de azulejos", diz Luzia.

Capricho nos acabamentos

 

Antes fechada, esta cozinha, de 9,40 m², se comunicava com a sala de jantar do apartamento por meio de um pequeno passa-pratos. Na reforma comandada pelos arquitetos Saulo Szabó, Camila Benegas e Fernando Oliveira, a separação veio abaixo e o ambiente ganhou novos acabamentos. "Quando a cozinha vira ambiente social, é preciso uma atenção maior à estética", explica Saulo. O trio cobriu as paredes com o mesmo tom de tinta usado na sala de estar e adotou armários brancos e discretos. "Conseguimos concentrá-los em um canto depois que mudamos a porta da área de serviço de lugar.

Circulação bem pensada

 

Apaixonado por culinária, o morador deste apartamento - casado e pai de uma menina - se envolveu em cada etapa da reforma da cozinha de 9 m². "Ele pediu que o espaço, mesmo pequeno, fosse bem elaborado", revela a arquiteta Luciana Penna. A começar pela distribuição, pensada para agilizar as tarefas. "É importante que o fogão fique perto da bancada da pia, o que facilita apoiar panelas quentes. O abre e fecha da geladeira não pode atravancar a circulação", ensina Luciana. Outro desejo era que o ambiente evocasse um clima de fazenda. Daí o piso de ladrilho hidráulico e os armários de madeira. Saiba como este piso foi feito.

Divulgação
Em cozinhas abertas, a coifa é fundamental. “Como o morador não faz fritur...
Em cozinhas abertas, a coifa é fundamental. "Como o morador não faz frituras, escolhi um modelo compacto, que produz pouco barulho", diz Deborah. A peça é da Pulsar. Armários e balcão da Kitchens, e cadeiras da Artefacto Basic.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook

-->