Casa Created with Sketch.

Como assentar degraus de madeira em uma escada de concreto?

A leitora da revista MINHA CASA quer colocar degraus de madeira numa escada de concreto. O arquiteto Décio Navarro e especialistas em piso de madeira esclarecem as dúvidas.

54 Um lance após o outro

“Como assentar degraus de madeira em uma escada de concreto?” Laura Nair Godoy Ramos, São Paulo. 

Observe se a superfície está regularizada e se os degraus têm a mesma altura. Em caso negativo, faça um contrapiso. “A nova camada cimentícia pode corrigir pequenas diferenças”, explica o arquiteto paulista Décio Navarro (tel. 11/7543-2342). “Depois, é necessário aguardar cerca de 30 dias pela secagem do cimento”, afirma Dimas Gonçalves, da IndusParquet (tel.15/3285-5000), de Tietê, SP. Só então assenta-se a madeira maciça, serviço que pede cola e parafusos, segundo Pedro Pereira, da Pau-Pau (tel. 11/3816-7377). As pranchas devem vir na medida – para um acabamento perfeito, Décio indica que a régua ultrapasse em 1 cm a pisada. Fure o contrapiso com broca de vídea (paraconcreto) em quatro pontos, insira as buchas e faça os furos correspondentes na madeira. “Aplique cola PU na superfície, apoie a tábua e parafuse. As cabeças dos parafusos devem ficar pelo menos 1 cm rebaixadas”, recomenda o arquiteto. Use cavilhas para escondê-las e dar o acabamento.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s