Agosto e setembro são os meses de reprodução dos escorpiões. Por isso, vale a pena reforçar a proteção contra insetos e aracnídeos em casa para evitar surpresas desagradáveis.
Veja dicas de Elvis Barreto, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Reckitt Industrial, fabricante da marca SBP, para manter a casa segura:
Atenção À limpeza
Caso tenha quintal em casa, remover acúmulos de madeiras, pedras e entulhos é uma forma de evitar locais de acomodação para o escorpião.
Não acumular lixo ou comidas expostas dentro de casa também é importante, já que evita a presença de baratas, que servem de alimento para escorpiões.
Tampar ralos e entradas
Manter os ralos de banheiro, áreas de serviço e pias de cozinha ou tanque fechados também pode impedir a entrada do bicho em casa.
Tampar vãos das portas também é recomendado para mantê-lo longe da área interna.
Manutenção no esgoto
Caso tenha acesso à caixa de esgoto e de gordura da sua casa, é importante criar o hábito de manutenção. Isso impede que os escorpiões se escondam por lá durante o dia.
Cuidados com móveis e roupas
Os escorpiões podem utilizar tecidos para subir na cama ou no sofá. Portanto, afaste a cama da parede e fique atento para que a roupa de cama não encoste no chão.
Sempre verificar os sapatos antes de calçá-los também é importante. Assim como verificar os lençóis antes de se deitar.
Desinsetização
Aplicar inseticida regularmente ajuda no controle da população de escorpiões na área. Procure um inseticida próprio para pragas rasteiras.
Lembrando que, caso tenha contato com o animal, procure um médico imediatamente para avaliar os riscos.