Você já viu uma parede branca texturizada, com uma estética que lembra as fachadas gregas de Santorini? Trata-se de uma parede caiada.
A parede de cal é uma técnica de revestimento tradicional, que consiste em cobrir a superfície com uma mistura de cal e água.
O principal atrativo dessa técnica é a economia, uma vez que ela elimina a necessidade de massa corrida e tinta, pois o trabalho é feito diretamente em cima do reboco.
A parede caiada também oferece ambientes mais arejados. "A caiação é um revestimento respirável, que permite a ventilação das superfícies.
Essa permeabilidade e porosidade também mitigam a proliferação de mofo e fungos"afirma Juliana Suzuki, professora de arquitetura da Universidade Federal do Paraná.
A parede caiada é uma alternativa mais natural e sustentável, pois não envolve compostos químicos artificiais e é bastante durável.
"A parede caiada tem várias receitas. Ela pode ser feita em casa ou adquirida em lojas" explica Bruno. Ele compartilha sua receita:
* A mistura deve ser feita na proporção de 1kg de cal para 3 L de água; * A cada 10 L da uma mistura de cal com água, adicione um litro de cola branca para ajudar na aderência sobre a parede. * Depois pode adicionar um copo de óleo de linhaça, ½ copo de sal de cozinha e pigmento, caso queira mudar a tonalidade da tinta.