Projeto de Duno Arquitetura. Fotos: Fernando Crescenti
A luz e a ventilação são elementos necessários para uma lavanderia funcional. Mas, nem sempre é fácil criar essas condições em ambientes integrados.
Fotos: Luis Gomes
O arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório que leva seu nome, compartilha orientações sobre como criar esse cenário ideal
Projeto de Studio MOnfré. Fotos: Monica Assan
Esse é um material versátil e com certeza possibilitará que a luminosidade , oriunda da área de serviço, possa chegar à cozinha.
Entretanto, o profissional revela que costuma compartilhar com seus clientes uma questão fundamental: “Eu sempre pergunto se eles se imaginam mantendo a área de serviço sempre organizada e impecável”
Se a resposta for não, ele aplica um cuidado extra com a transparência empregada para essa divisão. Para quem quer garantir um pouco de privacidade, o vidro serigrafado é uma opção.
Outra opção está no isolamento físico, onde ainda é possível enxergar de um lado para o outro. “Podemos trabalhar com um biombo vazado, uma meia parede ou o queridinho cobogó”, relata Bruno.
“Uma dica de ouro é a instalação de uma grelha no teto para viabilizar a circulação de ar”, afirma. Também vale investir na criação de uma veneziana ou ripado na parte inferior.