Comprou muitas bananas e todas amadureceram ao mesmo tempo? Veja duas receitas da nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, para aproveitar a fruta:
Ingredientes – 2 bananas maduras cortadas em rodelas e congeladas – 1 colher de chá de pasta de amendoim ou cacau (opcional) – Um fio de leite (vegetal ou comum), se necessário para bater
Modo de preparo: 1. Bata as bananas congeladas no processador ou liquidificador potente até virar um creme. 2. Acrescente a pasta de amendoim ou cacau, se quiser variar o sabor. 3. Sirva na hora como sorvete cremoso.
Ingredientes – 2 bananas bem maduras – 6 tâmaras sem caroço – 1 colher de sopa de cacau em pó (opcional, dá um toque de chocolate) – Canela a gosto (opcional) – Coco ralado, aveia fina ou castanhas trituradas para enrolar (opcional)
Modo de preparo: 1. Deixe as tâmaras de molho em água morna por 10 minutos para amolecer (opcional, mas ajuda a bater melhor). 2. Bata as tâmaras no processador ou liquidificador até formar uma pasta. 3. Amasse as bananas com um garfo e leve ao fogo baixo em uma panela, e mexa até começar a reduzir e ficar mais espesso.
4. Junte a pasta de tâmaras e mexa bem até encorpar e desgrudar um pouco do fundo da panela (fica tipo um brigadeiro mole). 5. Se quiser, acrescente o cacau e a canela. Espere esfriar. 6. Sirva como creme, recheio ou enrole como docinho, passando no coco, aveia ou castanhas.