No inverno é natural deixarmos a casa mais fechada para mantê-la aquecida. Porém, com menos incidência de sol, a umidade costuma tomar conta dos locais.
“Alguns cuidados, especialmente referentes à limpeza, são necessários para que o lar fique aconchegante e ao mesmo tempo com saúde”, diz Priscila Castro, da Ecoville.
Depois do banho quente, a umidade pode se acumular. Para evitar o mofo, abra janelas e portas após o banho para que o vapor saia e haja circulação de ar.
Em ambientes fechados, a proliferação de ácaros e fungos aumenta, tornando a família mais suscetível a problemas respiratórios.
Para evitá-los, mesmo com um pouco de frio, é importante deixar o ar entrar pelo menos do início da manhã até o final da tarde.
Se as roupas de cama estiverem guardadas há muito tempo, não esqueça de colocá-las para tomar sol.
Além disso, você também pode colocar o seu colchão e travesseiros no sol, pelo menos uma vez por semana, assim tudo fica livre dos parasitas.
As reações alérgicas são mais recorrentes no inverno. Para evitá-las, passe aspirador de pó ou panos molhados nos móveis e no chão.
O banheiro já fica úmido e abafado, então deixar a toalha pendurada nele secando é um convite para a proliferação de ácaros.
Coloque-a no varal ou em algum local com boa circulação de ar. “O mesmo cuidado vale na hora de lavar as roupas de camas. Armazená-las úmidas causa mau cheiro e aparecimento de mofo”, finaliza.