No Brasil, o verão começa em 21 de dezembro, período em que os casos de dengue costumam disparar por causa das chuvas intensas e do calor.
É importante que cada pessoa entenda a necessidade de eliminar focos de água parada, é o que explica Cristiane Arias, especialista em higienização da Ecoville. Veja recomendações da especialista:
Para garantir uma higienização segura e eficiente, a recomendação é evitar misturas caseiras e priorizar produtos profissionais, sempre seguindo as instruções do rótulo.
Quintal, jardim e varanda devem estar sempre limpos e sem objetos que acumulem água. “Tudo que fica do lado de fora precisa ser armazenado virado para baixo ou coberto.", afirma.
A água dos animais de estimação deve ser trocada diariamente e as vasilhas precisam ser lavadas com esponja e detergente neutro para evitar resíduos que possam atrair insetos.
Elas também merecem atenção especial. É fundamental utilizar modelos com tampa bem ajustada e mantê-las sempre limpas.
Nos vasos de plantas, o ideal é substituir o pratinho por vasos autoirrigáveis ou preencher o recipiente com areia até a borda, impedindo o acúmulo de água.
Ralos pouco utilizados devem permanecer tampados ou protegidos com telas, evitando que se tornem criadouros.
Calhas e lajes precisam ser inspecionadas semanalmente, garantindo que não haja folhas, sujeira ou obstruções que permitam o acúmulo de água da chuva.