Incorporar a natureza do entorno nos projetos já é tendência faz tempo. Mas há arquitetos que elevam o conceito a outros patamares! Veja projetos de casas erguidas ao redor de árvores.

Projeto de Natalia Sundfeld.

Uma mangabeira, árvore cujo fruto é muito popular e apreciado no Nordeste, fica no centro da aconchegante Casa Nuhatê, em Caraíva.

na bahia

O projeto de aproximadamente 128 m², assinado pela arquiteta Mari Grobério, é uma charmosa casa de praia pátio, que envolve duas árvores já presentes no terreno.

Uma casa de estilo clássico erguida nos anos 30, em Botafogo, com três andares, ganhou uma renovação assinada pelo Studio LAK.

no rio

A área gourmet fica no jardim. “Para preservar a árvore ali existente, chamada sol-da-Bolívia, foi prevista uma abertura no teto, abraçando a base da copa”, revela o escritório.

Esta casa de campo de 370m² com ares contemporâneos foi projetada pelo escritório Ao Cubo Arquitetura no topo de uma montanha.

em petrópolis

O grande chamariz, contudo é o pátio-mirante que une os dois blocos, com banco curvo ao redor de um vão central redondo por onde passa uma árvore.

Ela foi plantada no pavimento inferior como parte do paisagismo.