Com o tempo, é comum que potes plásticos fiquem manchados, engordurados ou com aquele aspecto encardido.
A tentação de usar misturinhas abrasivas pode ser grande, mas o perigo está na liberação de microplásticos, que contaminam alimentos e são altamente prejudiciais à saúde.
João Pedro Lúcio Fidelis, responsável técnico da Maria Brasileira dá dicas de como fazer a higienização de forma segura:
“Sempre que possível, enxágue os potes logo após o uso, especialmente se tiverem armazenado alimentos gordurosos ou com corante natural, como molhos vermelhos”, orienta João.
“Aplique o detergente com a esponja macia, fazendo movimentos circulares. Evite o lado abrasivo da esponja, pois ele desgasta a superfície e pode liberar microplásticos”, alerta.
“Se o pote ainda estiver com odor ou manchas, coloque um pouco de vinagre de álcool no interior, feche a tampa, agite levemente e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave novamente com detergente neutro”, ensina
“Use uma escova de cerdas suaves para alcançar cantos e áreas com textura. Nada de usar palha de aço, bicarbonato ou alvejantes: isso agride o material e acelera o desgaste”, explica João Pedro.
“Após a limpeza, enxágue com bastante água corrente para eliminar qualquer resíduo.
Seque com pano de microfibra ou deixe o pote emborcado em local ventilado, evitando guardá-lo úmido, o que favorece mofo e manchas”, destaca o técnico.
NUNCA faça truques ou "receitas de misturinhas caseiras" encontradas na Internet. As reações químicas podem danificar os equipamentos ou até mesmo trazer riscos à saúde!