Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ar-condicionado resseca mesmo os ambientes?

Uma das queixas mais comuns do ar-condicionado é o ressecamento do nariz e da boca. Veja o porquê desse fenômeno:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 ago 2025, 19h00
Ar-condicionado resseca mesmo os ambientes?
 (Reprodução/Giphy)
Continua após publicidade

A grande queixa dos usuários de ar-condicionado, em se tratando de conforto, é a famigerada secura do ar quando o aparelho fica ligado por muito tempo. “Ar-condicionado me deixa com a boca seca” ou “não consigo dormir com o ar ligado porque meu nariz seca” são frases comumente ouvidas. Mas isso é mito ou possui fundamento?

Ar-condicionado resseca mesmo os ambientes?
(www.williscarrier.com/timeline//Divulgação)

O ar-condicionado foi criado em 1902 por Willis Carrier para resolver problemas de umidade e temperatura em uma gráfica, a Sackett & Wilhelms. Em 1904, Carrier solicitou a patente para sua invenção, um “aparelho para tratamento do ar”. Ou seja, a ideia era original do equipamento era justamente controlar a umidade. Portanto, sim, o ar-condicionado interfere na umidade.

Por que o ar-condicionado resseca?

Ar-condicionado resseca mesmo os ambientes?
(Reprodução/Giphy)

O aparelhos de ar-condicionado alteram a umidade dos espaços por causa da condensação. Quando o ar entra no aparelho para ser resfriado, a água nele presente em estado gasoso passa para o estado líquido (condensação) e é eliminada pelo equipamento. Portanto, o ar que o ar-condicionado manda de “volta” para o ambiente é mais seco do que aquele que “entrou”.

Continua após a publicidade

Quanto mais baixas as temperaturas no aparelho, mais umidade será removida.

Existem alternativas?

3 coisas que o ar-condicionado pode fazer e você ainda não sabe!
(Midea Carrier/Divulgação)

Manter o ar-condicionado em bom estado de manutenção e limpeza e utilizar temperaturas médias, em torno de 23°C, colaboram para um ambiente confortável e não excessivamente seco.

Continua após a publicidade

Modelos mais modernos já possuem recursos que amenizam esse “efeito colateral”. O AI-ECOMASTER da Midea, por exemplo, possui sistemas que equilibram o controle da temperatura junto com a umidade.

Por meio da Inteligência Artificial, o AI ECOMASTER consegue resfriar o ambiente mantendo a umidade ideal no ar. “Desenvolvemos uma tecnologia que entende qual é o nível ideal de umidade para o conforto do usuário e a mantém constante, independentemente da temperatura selecionada. Isso garante uma climatização mais saudável e confortável em qualquer situação”, explica Simone Camargo, Diretora de Marketing da Midea Carrier.

A marca ainda lança este ano um umidificador conectado que se integra com o ar-condicionado para o conforto ambiental pleno. O ar-condicionado, por meio da Inteligência Artificial, regula o umidificador para que ele libere água no ambiente de acordo com a preferência do usuário, de forma a complementar a temperatura escolhida.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

Publicidade