Casa Created with Sketch.

Tapetes são produzidos a partir de tecnologia autossustentável

Resíduos que antes iriam para aterros sanitários se transformam em fios de nylon a serem usados na produção de tapetes

 (Giorgio Bonaguro/Divulgação)

Aliando design e tradição industrial para oferecer um produto de alta qualidade e extrema criatividade, a Punto e Filo inseriu em seus tapetes a tecnologia ECONYL®, desenvolvida pela Aquafil

Trata-se de um inovador fio de nylon regenerado feito 100% de material residual. O sistema de regeneração começa com o resgate de resíduos, como redes de pesca, retalhos de tecido, pisos de carpetes e resíduos industriais de aterros sanitários e oceanos em todo o mundo.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Em seguida, o material é limpo para recuperar todo o nylon possível através de um processo radical de regeneração e purificação. Após a passagem por essa técnica, os resíduos de nylon voltam à sua pureza original, transformando-se em nylon virgem.

 (Giorgio Bonaguro/Divulgação)

“Com a produção desse fio, aproximadamente 45 mil toneladas de lixo por ano voltam a ser produtos 100% regenerados, sem qualquer perda de qualidade”, conta Marinho Pisaneschi, diretor da Punto e Filo.

Já muito usado na indústria da moda, o nylon regenerado é transformado em fio para tapetes e carpetes.

“Por não ter sido reciclado e, sim, regenerado, esse nylon tem o potencial de ser reutilizado em outro produto infinitamente, sem nunca perder sua qualidade. O objetivo é que, uma vez que todos os produtos contenham ECONYL® não sejam mais úteis para os clientes, eles possam voltar ao primeiro passo do Sistema de Regeneração”, explica Pisaneschi.

 (Giorgio Bonaguro/Divulgação)

O material regenerado apresenta exatamente as mesmas características e propriedades que o nylon novíssimo, mas proporciona a vantagem do cliente adquirir um produto sustentável e que faz bem ao meio-ambiente.

Segundo o diretor da Punto e Filo, com a fibra ECONYL® é possível criar tapetes com a mesma qualidade e desempenho que com a fibra derivada do petróleo, oferecendo aos clientes uma solução inovadora de sustentabilidade.

“É uma ótima opção para quem desenvolve projetos e construções que seguem práticas ecologicamente corretas“, pontua.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Com o processo inovador, para cada 10 mil toneladas de matéria-prima ECONYL®, serão salvos 70 mil barris de petróleo bruto e evitarão que 57.100 toneladas de CO2 sejam emitidas ao meio ambiente.

Além disso, a tecnologia reduz o impacto do aquecimento global em até 80% em comparação com o material do óleo. O resultado é a produção em alta qualidade com menor impacto ambiental, transformando o problema de resíduos em soluções para interiores.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s