Continua após publicidade

App calcula quanto cada eletrodoméstico está consumindo em reais

Extensão do SmartThings ajuda a diminuir o impacto financeiro e ambiental

Por Luiza Cesar
Atualizado em 8 jun 2022, 18h55 - Publicado em 4 jun 2022, 19h00
SmartThings Energy
(Reprodução/Samsung)

Tentando reduzir o uso de energia elétrica e o valor da conta no final do mês, mas não está dando muito certo? O novo lançamento da Samsung pode ser a solução perfeita para este problema. Imagine isso: ter no bolso uma ferramenta que monitora e gerencia o consumo de energia da sua casa!

Conta de energia elétrica do final do mês
(Reprodução/Giphy)

O aplicativo SmartThings agora apresenta a funcionalidade Energy que faz todo o cálculo de quanto cada eletrodoméstico está consumindo em kWh e em reais! Como no Brasil obter essas informações pode ser bem complicado – uma vez que requer o valor do kWh na distribuidora de energia local, que são mais de 100 em todo o país; a taxa de imposto aplicada no estado; e muitas variáveis, como bandeira tarifária -, a extensão surgiu para fazer isso automaticamente para você.

Com uma visão detalhada dos seus gastos, a novidade estimula o usuário a utilizar a energia de forma mais consciente, fazer a conta não pesar no bolso e contribuir com a redução da pegada de carbono – fazendo jus ao objetivo de apresentar produtos sustentáveis e úteis para a rotina dos consumidores da marca.

Continua após a publicidade
Lançamento de SmartThings Energy
Lançamento de SmartThings Energy (Divulgação/Casa.com.br)

Depois de 5 anos de testes, até chegar em uma precisão acima de 99%, a marca está pronta para apresentar o SmartThing Energy, 100% gratuito e com diversas maneiras de economizar dinheiro, energia e não desgastar os seus aparelhos. Veja tudo o que ele pode proporcionar e como mexer:

SmartThings Energy
(Reprodução/Samsung)
Continua após a publicidade

O recurso funciona com base no comportamento de uso da eletricidade no dia a dia, com opções fáceis de monitoramento em tempo real dos dispositivos conectados. Ele ainda emite um relatório detalhado sobre o consumo médio por horário, em reais e kWh; possibilita a criação de alertas (como notificações de uso de energia durante a ausência dos moradores, de relatórios diários e de meta mensal); e exibe comparativos para que você possa entender o quanto o aparelho conectado gasta no fim do mês (compare históricos para uma analise mais precisa da sua conta).

Você também consegue definir um valor que gostaria de gastar todo mês, para que seja mais fácil a adaptação para atingir a meta; visualizar gráficos que mostram o quanto cada aparelho absorve; e ter acesso a dicas para que você opere da melhor forma possível os seus eletrodomésticos.

SmartThings Energy

Continua após a publicidade

Para utilizar, confira se o app SmartThings está atualizado. Caso contrário, basta baixar a atualização na loja de aplicativos do smartphone. Em seguida, abra o app e toque no botão Vida, informe seu CEP para que o aplicativo identifique sua distribuidora de energia e calcule seu custo específico por kWh. Se você tiver aparelhos aplicáveis, eles aparecerão dentro do recurso ‘Energia’.

Lançamento de SmartThings Energy
Lançamento de SmartThings Energy (Reprodução/Samsung)

“Nosso objetivo com o SmartThings Energy é dar mais poder ao consumidor, para que ele entenda em detalhes como seus produtos eletrônicos funcionam e o quanto de energia consomem para usá-los de forma consciente, obtendo assim o melhor custo-benefício. A nova funcionalidade dá aos usuários uma visão completa e em tempo real sobre cada equipamento, além de, no longo prazo, ajudá-los na decisão de manter ou trocá-los por outros mais econômicos e eficientes”, afirma Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil.

Continua após a publicidade

Lembre-se que este lançamento é válido apenas para os modelos Samsung, confira a lista dos produtos compatíveis.

 

Publicidade