Casa Created with Sketch.

The winter is coming: prepare a sua casa para o frio!

Com a aproximação dos dias frios, chegou o momento de fazer aquela limpeza caprichosa em casa. Veja como!

 (Divulgação/Casa.com.br)

Temido pelos personagens de Game of Thrones e adorado pelos amantes do frio, o inverno está chegando. Com ele, vem também o momento de dar adeus para os lençóis finos, abrir espaços para mantas e edredons, deixar a decoração dos ambientes da casa mais aconchegantes e ter alguns truques na manga para lavar louça e roupas.

Parece muita coisa, mas não se desespere. O coordenador técnico da Maria Brasileira, João Pedro Lúcio, ajuda você a ficar pronto para curtir a estação de forma tranquila e confortável. Confira as dicas dele:

 (Reprodução/Casa.com.br)

Reorganize seu armário!

Quando o friozinho chega, tudo que a gente mais quer é ficar debaixo da coberta, não é? Para não ter estresse quando esse momento chegar, João Pedro indica antecipar a organização do que vai sair do armário e do que irá ficar guardado por alguns meses. “Peças pesadas, como edredons, devem ser lavadas antes do frio chegar, pois demoram para secar”.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O especialista faz um alerta para a importância da lavagem das roupas de cama. “Por serem peças pesadas que foram armazenadas por meses, é grande a chance de acumularem mofos e ácaros. O ideal é remover a sujeira superficial com um aspirador de pó e só depois colocá-las na máquina”, aconselha.

Após a secagem, basta embalar o produto e guardá-lo em um local mais arejado até a hora do uso. Já os lençóis e colchas mais finas, que não serão mais usadas, devem passar por uma lavagem e serem armazenas em embalagens plásticas.

Em relação às roupas, Lúcio indica lavar moletons e peças de lãs que ficaram guardados por muito tempo. “São peças que ficam com o famoso ‘cheiro de guardado’, então vale a pena lavá-las antes do uso”, diz ele.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Limpeza profunda

Um conselho de ouro é limpar bem a casa antes do frio chegar. “Passando a temporada de chuvas, é importante caprichar na limpeza de azulejos, sacadas e quintais, retirando limo, mofo e lodo. Como são limpezas que demandam mais água e tempo, acabam ficando de lado durante os dias frios do outono e inverno”, afirma João.

Mas isso não significa que, durante o inverno, faxinas não sejam mais necessárias. “Portas e janelas tendem a ficar fechadas em dias frios, o que acaba resultando em um excesso de poeira e também na proliferação de mofos”, diz o especialista.

Nestes casos, limpezas mais espaçadas são bem vindas, a cada 15 dias, por exemplo, e em produtos que evitam o contato com a água gelada, como luvas e mops.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Xô, louça suja!

A gente sabe como é ruim lavar louça na água gelada. Para quem não tem torneiras elétricas ou máquina de lavar louça, o inverno pode ser um pesadelo durante esses momentos. Uma ideia, nesses casos, é utilizar a luva de borracha.

“Ela consegue inibir um pouco a temperatura da água, mas muito gente reclama que ela prejudica o manuseio das louças. Para estes casos, o ideal é não deixar acumular muita louça, assim a lavagem será algo rápida e a mão não ficará muito tempo debaixo da água fria”, instrui João. Ele comenta também que, para não encarar uma exposição desnecessária a água fria, o ideal é esfregar toda a louça antes de passá-la na torneira.

Roupas no varal

Por causa do tempo úmido e a falta de sol, outro desafio dos dias frios é secar as roupas que ficam no varal. De acordo com o coordenador técnico, a solução mais prática é utilizar uma secadora elétrica. Para quem não tem o eletrodoméstico, ele indica alternativas. “Expor o varal em locais mais arejados, colocar as roupas em cabides para que fiquem bem esticadas e priorizar a lavagem de roupas mais finas são algumas atitudes que podem ajudar em uma secagem mais rápida”, conta.

As roupas mais pesadas são indicadas a serem lavadas cada uma de uma vez e deixadas bem esticadas no varal. “Não adianta ter pressa, peças como cobertores e edredons podem demorar mais de dois dias para secarem em dias mais frios e chuvosos. Por isso o ideal mesmo é se antecipar e lavar tudo com antecedência”, diz.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Ambientes quentes e aconchegantes

Uma última dica para aproveitar bem o inverno em casa é apostar em itens de decoração que ajudam a manter o ambiente quentinho. “Mantas no sofá, por exemplo, além de dar a sensação de aconchego, colaboram para uma decoração sofisticada”, explica. Existem também outros truques, como usar tapetes de pelos, pufes de cores escuras, móveis amadeirados e velas aromatizadas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. anacarlawerle5

    Olá gostei muito de seu blog e de seu conteúdo,parabéns pelo seu trabalho,lhe convido a visitar o meu também chama-se costruindo sonhos
    https://1wwwsaf.wordpress.com/
    Bjs.

    Curtir