Review: Air Fryer Cadence, será que a fritadeira sem óleo vale o hype?
A Cadence enviou uma de suas fritadeiras sem óleo para a Redação testar, confira o que achamos:
Tempos atrás eu vi um meme que dizia algo como “falem algo que tem defensores fanáticos e que não é política, nem religião nem futebol” e a primeira coisa que aparecia era Air Fryer. Em casa, nós nunca consumimos muita fritura, então também nunca fomos pesquisar sobre a tecnologia das fritadeiras. O que eu sabia era: tem quem ame, tem quem odeie.
Quando a Cadence ofereceu uma para nós aqui do Casa.com.br testarmos, fiquei super curiosa. Será que o hype era válido? Confere aqui nossa experiência.
Testando a Air Fryer
A Air fryer é uma panela que cozinha os alimentos por meio de convecção de ar quente. O choque térmico simula a fritura e forma a casquinha crocante.
Logo que abri a caixa percebi que ela é um pouco maior do que eu estava imaginando, você vai precisar reservar um bom espaço de bancada ou no armário para guardar. Ela mede 30cm x 25cm, e tem capacidade para 3L.
Sei que tem pessoas que fazem até caviar na Air fryer mas, como a ideia era comparar a fritura convencional e a fritura sem óleo, optei por algo simples e que todos sabem o gosto: nuggets de frango. Não fiz absolutamente nada antes de colocá-los na panela. Sem dar pinceladinha de óleo ou qualquer outra coisa. A Air fryer da Cadence ia ter que se virar sozinha se quisesse minha aprovação.
A caixa de nuggets dizia que o tempo era 10minutos. Ajustei o timer, coloquei metade do pacote ali e fritei a outra metade na frigideira normal, com óleo.
Confesso que não estava confiante na performance da Air fryer. Imaginava que os meus nuggets ficariam aquecidos mas sem crocância. Mas estava errada! Não só eles cozinharam bem como ficaram mais crocantes que os da frigideira! E por não ter óleo, eles ficaram mais sequinhos (e mais saudáveis).
Vale dizer aqui que eu deixei eles 5 minutos a mais do que dizia na embalagem, então foram 15 minutos até eles ficarem douradinhos como eu queria.
Conclusões
Depois do nuggets, fizemos batata frita, dadinho de tapioca, pão de queijo, todos ficaram bem gostosos. Definitivamente, a Air fryer funciona super bem!
Os pontos positivos são a saúde, já que você não precisa acrescentar gordura extra nos alimentos; a praticidade, já que você pode usar o timer e ir fazer outras coisas; e a versatilidade, há infinitas receitas possíveis nela (estamos cogitando tentar algumas comidas japonesas até!).
Os contras são o tempo de preparo, algo que você poderia fritar em cinco minutos pode demorar o dobro ou até o triplo; e o tamanho das porções, você não vai conseguir fazer um pacote gigante de batata frita de uma só vez, então se a ideia é fazer uma festa para 50 pessoas, talvez não seja a melhor opção.
Contudo, para o dia a dia das famílias, ou para quem mora sozinho, é uma ótima alternativa! Inclusive, nesses casos, as porções menores podem ser até uma qualidade. Quem nunca teve preguiça de ligar o forno para fazer três pães de queijo? No final, eu entrei para o time das pessoas que amam a Air fryer!
Você pode conferir o vídeo desse “experimento” aqui:
@casacombr Veja o que nós achamos da fritadeira sem óleo da Cadence! #review #airfryer #cozinha