Casa Created with Sketch.

Receitas de uma panela para refeições expressas! (e sem louça pra lavar)

Veja como fazer pratos deliciosos com ingredientes diversos, fazendo pouca bagunça

Poucas coisas são gostosas como comida caseira, mas a quantidade de louça que suja após o preparo da refeição pode ser um grande empecilho. Pensando nisso, separamos 5 receitas que são preparadas usando apenas uma panela e algumas delas são super rapidinhas de fazer, em 15 minutos você tem uma refeição gostosa e sem bagunça!

Almôndega com chili de feijão preto

Essa receita serve até 4 porções e pode ser congelada por até 3 meses.

 (The Healthy Sweet Potato/Pinterest)

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite
12 almôndegas de carne
1 cebola, cortada em fatias finas
2 pimentas mistas, fatiadas
½ cacho grande de coentro, folhas e talos picados
2 dentes de alho grandes, esmagados
1 colher de chá de páprica defumada
2 colheres de chá de cominho moído
1 colher de sopa cheia de açúcar mascavo claro
400g de tomates picados
400g de feijão preto, escorridas e enxaguadas
arroz cozido para servir

Modo de Preparo

– Aqueça o óleo em uma caçarola grande à prova de fogo em fogo médio. Frite as almôndegas por 5 minutos até dourar, depois transfira para um prato com uma escumadeira.

– Frite a cebola e os pimentos com uma pitada de sal durante 7 minutos. Adicione os talos de coentro, o alho, a páprica e o cominho e frite por mais 1 minuto. Adicione o açúcar, o tomate e o feijão e leve para ferver. Tempere, coloque as almôndegas de volta na panela e cozinhe, tampado, por 15 minutos. Para congelar, deixe esfriar completamente e transfira para sacos grandes à prova de congelamento.

– Sirva o prato com o arroz e as folhas de coentro espalhadas por cima.

Risoto de abobrinha e limão

Uma opção que pode ser vegetariana (ou vegana), é um ótimo prato para comer com saladas.

 (The Last Food Blog/Reprodução)

Ingredientes

50g de manteiga
1 cebola picadinha
1 dente de alho grande esmagado
180g de arroz risoto
1 cubo de caldo de vegetais
raspas e suco de 1 limão
2 raminhos de tomilho limão
250g de abobrinha, picada
50g de parmesão (ou alternativa vegetariana), ralado
2 colheres de sopa de sour cream (creme azedo)

Modo de preparo

– Derreta a manteiga em uma frigideira funda. Adicione a cebola e frite delicadamente até ficar macia por cerca de 8 minutos, em seguida, adicione o alho e mexa por 1 minuto. Junte o arroz para cobri-lo com as cebolas amanteigadas e o alho por 1-2 minutos.

– Dissolva o caldo em 1 litro de água fervente, depois acrescente uma concha do caldo ao arroz, o suco de limão e o tomilho. Borbulhe em fogo médio, mexendo sempre. Quando quase todo o líquido tiver sido absorvido, acrescente outra concha de caldo e continue mexendo. Junte a abobrinha e vá adicionando o caldo, mexendo de vez em quando até que o arroz fique macio e cremoso.

– Para servir, acrescente um pouco de tempero, as raspas de limão, o parmesão e o creme de leite.

Macarrão com bacon, abobrinha e alcaparras

Com apenas 25 minutos, é possível fazer essa refeição que serve até 2 pessoas. Se tiver algum ingrediente que não gosta, pode substituir por algum semelhante ou só riscar da receita.

 (BBC Good Food/Reprodução)

Ingredientes

90g de bacon
½ colher de sopa de azeite
1 abobrinha média ralada
1 dente de alho esmagado
150g tagliatelle
1 colher de sopa de alcaparras
½ limão, com casca e suco
20 g de pecorino ralado
2 punhados de rúcula

Modo de preparo

– Coloque a banha em uma frigideira e frite em fogo médio por 5 minutos até ficar crocante e dourada. Retire da frigideira e retire a gordura.

– Aqueça o óleo na mesma frigideira e frite a abobrinha e o alho por 6 a 8 minutos até dourar levemente e a maior parte da água ter evaporado. Adicione o tagliatelle e despeje 400ml de água. Mexa até que o macarrão se desfaça e depois cozinhe descoberto por 7-9 minutos, mexendo sempre, até que a massa fique al dente. Junte as alcaparras, as raspas e o suco de limão, o pecorino e a banha, adicionando um pouco mais de água se parecer um pouco seca. Mexa por alguns segundos até que o queijo comece a derreter. Dobre o foguete até começar a murchar e sirva.

Ensopado chinês de Porco

Essa receita é super rapidinha e leva em torno de 15 minutos para ficar pronta. Em dias que você estiver com pressa, essa pode ser uma boa opção de prato.

 (Elfa Cosmeticos/Reprodução)

Ingredientes

400g de lombo de porco, cortado em longas tiras finas
600ml de caldo de frango
1 colher de sopa de molho de soja
2 colheres de chá especiarias chinesas em pó
Pedaço de gengibre, descascado e cortado em tirinhas
200g baby leaf
1 pimenta malagueta vermelha, sem sementes e picada OU 1 colher de chá de pimenta em flocos
Cebolinha fatiadas

Modo de Preparo

– Coloque todos os ingredientes, exceto a cebolinha, em uma panela grande, tampe e leve ao fogo baixo. Cozinhe, sem ferver, por cerca de 8 minutos, até que o porco mude de cor e as verduras estejam cozidas, mas ainda um pouco crocantes. Despeje em tigelas, espalhe a cebolinha e sirva com arroz cozido ou macarrão à parte.

Caldeirada de peixe

Uma ótima opção para quem quer impressionar por parecer mais complicado do que realmente é. Para servir, umas fatias de pão e ervilhas são bons acompanhamentos.

 (Garden in the Kitchen/Reprodução)

Ingredientes

3 colheres de sopa de manteiga de alho
1 cebola picada
2 latas de 400g de tomate ameixa, picado
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
Pitada de flocos de pimenta
1 cubo de caldo de peixe ou vegetais
2 pimentões vermelhos assados fatiados
300g de batata cortada em pedaços
2 colheres de sopa de salsa picada
400g misto de frutos do mar
250g de peixe branco ou salmão, picado em pedaços

Modo de preparo

– Aqueça 1 colher de sopa de manteiga de alho em uma panela e cozinhe delicadamente a cebola por cerca de 5 minutos até ficar macia. Adicione os tomates picados e o suco da lata, o vinagre balsâmico e a pimenta em flocos. Esfarele sobre o cubo de caldo, acrescente os pimentões e as batatas. Tempere e cozinhe por cerca de 15 minutos até que as batatas estejam macias.

– Enquanto isso, aqueça uma grelha a médio, misture o resto da manteiga de alho com 1 colher de chá de salsa e um pouco de tempero. Torre o pão levemente dos dois lados, espalhe a manteiga em um lado de cada fatia e volte à grelha até derreter e dourar. Continue quente.

– Adicione os frutos do mar e peixes misturados ao molho e aqueça por cerca de 5 minutos até que os frutos do mar estejam quentes e o peixe esteja firme e cozido. Polvilhe com o restante da salsa e coloque em tigelas.

*Receitas da revista Good Food

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.