Casa Created with Sketch.

Virada Sustentável acontece neste fim de semana em São Paulo

Virada Sustentável convida paulistanos a viverem a cidade de forma mais saudável e prazerosa. O evento acontece entre 6 e 9 de junho em mais de 100 localidades. 

sustentabilidade-novas-atitudes

 (/)

tit-catraca-livre

 (/)

 

Devido às diferentes clausuras que a vida urbana proporciona, parte dos moradores de cidades como São Paulo tem dificuldade para enxergar que levar uma vida mais sustentável não se trata apenas de preservar o meio ambiente ou cuidar de animais abandonados. É possível tornar a cidade menos nociva a si mesma apenas com algumas mudanças cotidianas. E é essa a ideia que tenta passar a Virada Sustentável, evento que toma conta da cidade no começo de junho.

Chegando a sua terceira edição, a virada promete ocupar com mais de 600 atrações áreas como parques, praças, escolas e centros culturais. A proposta dos quatro dias de evento, de 6 a 9 de junho, é mostrar à população um lado positivo da sustentabilidade. “Um evento desse tipo não funciona se a preocupação com o meio ambiente for passada para o cidadão como uma série de coisas que ele não pode fazer”, explica André Palhano, um dos criadores da Virada. “É por isso que as atividades querem propor alternativas às pessoas, coisas que elas podem começar a fazer de diferente”, conclui.

Uma das atividades, por exemplo, propõe que jovens e adultos façam uma troca de brinquedos e de experiências, aprendendo como brincam as crianças de diferentes regiões do mundo. Outra promove um encontro entre a população e vários coletivos que pensam em propostas de reurbanização e melhor aproveitamento dos espaços urbanos.

Para o secretário estadual do meio ambiente, Bruno Covas, o evento é uma oportunidade para que os paulistanos aprendam enquanto ocupam os espaços da cidade. “A reeducação ambiental, a mudança de hábitos, é um passo fundamental para que se resolvam outras questões da sociedade”, disse. “É por isso que é importante que os parques e praças estejam abertos para um evento que tem essa proposta e é organizado pela própria sociedade civil”, afirma Covas.

As palestras, rodas de conversa, jardinagens, piqueniques, pedaladas, contação de histórias e tudo mais que completa a programação pode ser conferido no site oficial da Virada Sustentável. Na página estará disponível em breve um mapa interativo com as atrações separadas por tema e localidade. Basta entrar e se programar para viver a cidade de forma mais prazerosa, mesmo que por quatro dias.

Matéria publicada originalmente no site do Catraca Livre.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s