Casa Created with Sketch.

Projetos reconhecidos: craques da arquitetura e do design

Uma galeria de imagens de bons projetos, criados por nomes de destaque da arquitetura

Nem bem foi inaugurado e o Museu do Futebol, do paulistano Mauro Munhoz, já marcou um gol: conquistou o primeiro lugar na categoria Edifício – Obra Concluída – Requalificação/Restauro do Prêmio IAB – SP 2008, entregue em 11 de dezembro pelo Departamento de São Paulo do Instituto dos Arquitetos do Brasil. “Instalar o museu na porção frontal do Estádio do Pacaembu permitiu realçar a integração entre o prédio e a praça Charles Miller, localizada logo em frente. Com isso, iniciou-se um processo de revitalização daquela área da cidade, que há tempos vem sendo subutilizada”, acredita Mauro. Outros vencedores da noite foram o Museu do Pão, projeto em Ilópolis, RS, que leva a assinatura de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, e a praça Victor Civita, proposta das arquitetas Adriana Blay Levisky e Anna Julia Dietzsch (você também pode conferir a lista de premiados do IAB São Paulo). No 7º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, a sustentabilidade saiu ganhando. Como prova a Duch Eco, de autoria de Evandro Gutierrez, André Boccato Payolla, Guilherme Caetano Silva e Reinaldo Martins dos Santos. Destaque na categoria Produtos & Aplicações (modalidade estudante), ela é uma ducha pública composta por uma caixa d’água para armazenar a água da chuva – que, depois de filtrada e aquecida por meio de energia solar, é utilizada para o banho – e placas fotovoltaicas capazes de gerar energia suficiente para acender as lâmpadas acopladas ao protótipo.

Com três vitórias no quinto Prêmio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o escritório Aflalo & Gasperini conquistou também a mais alta láurea da entidade, o prêmio Roberto dos Santos Aflalo, pelo conjunto da obra. Rocco Associados levou mais uma distinção com o Estúdio e Laboratório de Moda Rosa Chá/Marisol, que em novembro ganhou na categoria Retrofit do prêmio O Melhor da Arquitetura, da revista Arquitetura & Construção.

Nagib Orro mereceu o destaque máximo no I Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores com o projeto da loja Sven Klaus Schimpf. Mais 19 propostas foram contempladas no concurso que considerou o uso de drywall em forros, paredes e mobiliário, entre outras soluções arquitetônicas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s