Projetos reconhecidos: craques da arquitetura e do design
Uma galeria de imagens de bons projetos, criados por nomes de destaque da arquitetura
Por Por Rosele Martins
access_time
19 jan 2017, 15h25 - Publicado em 13 jan 2009, 21h19
Nem bem foi inaugurado e o Museu do Futebol, do paulistano Mauro Munhoz, já marcou um gol: conquistou o primeiro lugar na categoria Edifício Obra Concluída Requalificação/Restauro do Prêmio IAB SP 2008, entregue em 11 de dezembro pelo Departamento de São Paulo do Instituto dos Arquitetos do Brasil. Instalar o museu na porção frontal do Estádio do Pacaembu permitiu realçar a integração entre o prédio e a praça Charles Miller, localizada logo em frente. Com isso, iniciou-se um processo de revitalização daquela área da cidade, que há tempos vem sendo subutilizada, acredita Mauro. Outros vencedores da noite foram o Museu do Pão, projeto em Ilópolis, RS, que leva a assinatura de Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, e a praça Victor Civita, proposta das arquitetas Adriana Blay Levisky e Anna Julia Dietzsch (você também pode conferir a lista de premiados do IAB São Paulo). No 7º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, a sustentabilidade saiu ganhando. Como prova a Duch Eco, de autoria de Evandro Gutierrez, André Boccato Payolla, Guilherme Caetano Silva e Reinaldo Martins dos Santos. Destaque na categoria Produtos & Aplicações (modalidade estudante), ela é uma ducha pública composta por uma caixa dágua para armazenar a água da chuva que, depois de filtrada e aquecida por meio de energia solar, é utilizada para o banho e placas fotovoltaicas capazes de gerar energia suficiente para acender as lâmpadas acopladas ao protótipo.
Com três vitórias no quinto Prêmio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o escritório Aflalo & Gasperini conquistou também a mais alta láurea da entidade, o prêmio Roberto dos Santos Aflalo, pelo conjunto da obra. Rocco Associados levou mais uma distinção com o Estúdio e Laboratório de Moda Rosa Chá/Marisol, que em novembro ganhou na categoria Retrofit do prêmio O Melhor da Arquitetura, da revista Arquitetura & Construção.
Nagib Orro mereceu o destaque máximo no I Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores com o projeto da loja Sven Klaus Schimpf. Mais 19 propostas foram contempladas no concurso que considerou o uso de drywall em forros, paredes e mobiliário, entre outras soluções arquitetônicas.
-
1.
zoom_out_map
1/12 (Divulgação)
A Duch Eco propõe o uso da água da chuva para o banho de quem sai do mar. O chuveiro de uso público associa uma caixa dágua a placas fotovoltaicas alimentadas pela luz do sol, elas produzem energia elétrica para as lâmpadas do protótipo. Projeto de Evandro Gutierrez, André Boccato Payolla, Guilherme Caetano Silva e Reinaldo Martins dos Santos vencedor na categoria Produtos & Aplicações (modalidade estudante) do 7º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio.
-
2.
zoom_out_map
2/12 (Divulgação)
Vencedor na categoria Urbanismo Obra Concluída do Prêmio IAB SP 2008, a ocupa um terreno de 13 648 m² onde antes funcionava um depósito de lixo em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.
-
3.
zoom_out_map
3/12 (Divulgação)
O projeto assinado por Adriana Blay Levisky e Anna Julia Dietzsch conta com atividades de educação ambiental, área verde com cerca de 80 árvores, palco para espetáculos, equipamentos de ginástica ao ar livre, pista de caminhada e centro de convivência para a terceira idade.
-
4.
zoom_out_map
4/12 (Divulgação)
O Museu do Futebol, inaugurado no final de setembro, reúne salas de exposição convencionais, com troféus e fotografias, e espaços interativos. A proposta é do arquiteto paulistano Mauro Munhoz, que levou o prêmio na categoria Edifício Obra Concluída Requalificação/Restauro do IAB SP.
-
5.
zoom_out_map
5/12 (Divulgação)
O museu foi implantado na porção frontal do Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Com isso, Mauro pretende revitalizar também a praça Charles Miller.
-
6.
zoom_out_map
6/12 (Divulgação)
O Rochaverá Corporate Towers contará com quatro torres duas delas já prontas. Localizado na marginal do rio Pinheiros, em São Paulo, o conjunto ganhou o prêmio de Edifícios de Serviços da AsBEA e colaborou para o prêmio Roberto dos Santos Aflalo, o mais importante concedido pela entidade, recebido pelo escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos.
-
7.
zoom_out_map
7/12 (Divulgação)
Outro projeto de Aflalo & Gasperini Arquitetos a vencer um prêmio da AsBEA (na categoria projetos sustentáveis), o Eldorado Business Tower recebeu certificação do sistema Leed, o que comprova sua atenção ao meio ambiente.
-
8.
zoom_out_map
8/12 (Divulgação)
O toque desconstrutivista dado pelo arquiteto e designer Nagib Orro à loja Sven Klaus Schimpf, situada no shopping paulistano D&D, garantiu o primeiro lugar no I Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores.
-
9.
zoom_out_map
9/12 (Divulgação)
A cor é destaque na proposta de Gisèle Fernanda Simão Aidar, que desenhou uma loja de calçados e com isso ganhou o segundo lugar no prêmio da Lafarge.
-
10.
zoom_out_map
10/12 (Divulgação)
Terceiro colocado no I Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores, o projeto de Andrea Gonzaga atrai o olhar pelas linhas curvas.
-
11.
zoom_out_map
11/12 (Divulgação)
Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci converteram um antigo moinho de farinha no interior gaúcho em Museu do Pão. E assim conquistaram o prêmio Rino Levi Ex Aquo do IAB SP.
-
12.
zoom_out_map
12/12 (Divulgação)
A construção de 800 m² em São Paulo tem estrutura mista de concreto e aço e uma generosa área de uso público: uma praça aberta de 210 m², livre de grades. Projeto de Rocco Associados, vencedores na categoria Edifícios Comerciais do prêmio da AsBEA.