Casa Created with Sketch.

Projeto vai mapear a elevação do custo de vida em SP

Arquitetura da Gentrificação quer investigar as ações e medidas urbanistícas das duas últimas gestões municipais e seus impactos na vida da população da cidade. E você pode apoiar o projeto.

tit-catraca-livre

 (/)

Você pode não saber o que é gentrificação mas certamente convive com ela. Esse é o nome dado ao processo que expulsa os pobres de determinadas regiões da cidade por uma série de medidas socioeconômicas e urbanísticas, como a valorização dos imóveis e encarecimento dos custos.

Os principais efeitos da gentrificação são: o trânsito cada vez mais congestionado, já que a concentração de imóveis em determinadas regiões e a expulsão para a periferia exige maiores deslocamentos; vida mais cara, pois os custos básicos como aluguel e serviços aumentam; e fechamento do comércio porque a especulação imobiliária impossibilita a sobrevivência dos pequenos comerciantes.

Arquitetura da Gentrificação

Por isso, o Repórter Brasil apresenta o projeto Arquitetura da Gentrificação, uma proposta de investigação, organizada pela jornalista Sabrina Duran, que objetiva mapear esse processo em São Paulo e formas de resistência a este processo.

A ideia é realizar uma investigação detalhada sobre as ações nas últimas administrações municipais da cidade, que resultaram na expulsão de parte da população da região central. Os dados serão reunidos em uma série de reportagens especiais que vão ser publicadas em uma página do site Repórter Brasil.

Assim, será criado um verdadeiro guia digital sobre a gentrificação em São Paulo, com indicações de como enfrentar o problema. O projeto está arrecando fundos via crowdfounding, em reta final no Catarse. Apoie.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s