III Fórum Nacional da Sustentabilidade da Construção discute métodos e soluções para poupar a natureza

Ângelo Derenze, publisher do grupo Casa, ganhou pin do Green Building Council Brasil e virou membro honorário do capítulo brasileiro da organização.

Por Nádia Simonelli Atualizado em 20 dez 2016, 21h01 - Publicado em 31 out 2007, 14h48
Brian Dunbar, Lance Williams, Thassanee Wanick e Ângelo Derenze.

Aconteceu ontem à tarde, no World Trade Center, em São Paulo, a terceira edição do Fórum Nacional da Sustentabilidade da Construção, organizado pela revista Arquitetura & Construção.

Para abrir o evento, o diretor do núcleo Casa e Construção, da Editora Abril, Ângelo Derenze, mostrou ao público presente a revista digital Fórum, voltada para o mercado financeiro e imobiliário. A nova publicação trata de temas relacionados à arquitetura da cidade de São Paulo. Em seguida, já com atraso, começaram as palestras. A primeira a falar foi a presidente do Green Building Council no Brasil Thassanee Wanick. Ela contou como resolveu dividir suas tarefas de cônsul da Tailândia com as questões de sustentabilidade. Em seguida o americano Brian Dunban, professor de gestão de construções na Universidade do colorado, subiu ao palco para falar das características dos chamados “prédios verdes” e o que precisam ter para serem certificados pelo Green Building Council. O professor também mostrou exemplos de empreendimentos sustentáveis eficientes pelo mundo. O outro participante internacional foi o americano Lance Williams, diretor-executivo do U.S. Green Building Council, que iniciou sua palestra com um discurso apaixonado sobre o Brasil e depois falou sobre questões culturais de sustentabilidade.

Por conta do atraso, os palestrantes da segunda parte do evento precisaram ser mais concisos. O publicitário Luiz Lara falou sobre como a publicidade auxilia na divulgação do conceito de sustentabilidade e ainda mostrou alguns cases de empresas que fizeram campanhas com esta temática. Em seguida, o gerente de novos negócios Thiago Cordeiro, da Bracor Investimentos Imobiliários, levou ao público a visão dos investidores sobre os empreendimentos sustentáveis. E para encerrar o evento, o ex-ministro e economista Maílson da Nóbrega, fez uma ponte entre a situação atual da economia brasileira e do mercado imobiliário. Segundo ele, o país vive um momento favorável para comercialização de imóveis e concessão de crédito imobiliário. Com uma visão de otimismo, o fórum terminou esperançoso de que estamos no caminho certo.

Ângelo Derenze apresentando a revista Fórum ao público. Thassanee Wanick Brian Dunbar Lance Williams Luiz Lara Thiago Cordeiro Mailson da Nóbrega

 

Continua após a publicidade

Publicidade