Exposições do MCB discutem os espaços da cidade e as transformações
O Museu da Casa Brasileira inaugura ainda essa semana exposições sobre o espaço urbano do Rio de Janeiro e de São Paulo
O Museu da Casa Brasileira inaugurará duas novas exposições ainda nessa semana: a foto-instalação Rio Enquadrado, de Leonardo Finotti, e o projeto Antes que Acabe, de João Galera, primeiro da série Desenhando a Cidade. Ambas exploram o tema do espaço urbano e suas transformações.
Exposição “Leonardo Finotti: Rio Enquadrado”
Abertura: 4 de junho, sábado às 11h – Entrada gratuita
Visitação: até 3 de julho
A foto-instalação é um tributo ao Rio de Janeiro, com 80 obras inéditas de Leonardo Finotti, um dos principais fotógrafos brasileiros de arquitetura. Expostas em preto e branco, nas dimensões 80 cm x 80 cm, as fotografias possuem um formato diferente do qual Finotti costuma trabalhar, enfatizando o caráter de descoberta de novos olhares sobre a cidade. Através desse trabalho, Finotti procura capturar ambientes públicos e privados que, em conjunto, expressam a grandiosidade da cidade e sua relação com a natureza através das intervenções do homem, como a arquitetura. A curadoria e a expografia são de Michelle Jean de Castro, e a produção é do Lama.SP.
Projeto “Desenhando a cidade: Antes que Acabe”
Abertura: 4 de junho, sábado às 11h – Entrada gratuita
Visitação: até 31 de julho
Desenhando a Cidade é um projeto do MCB que envolve diversos artistas e seus registros sobre a cidade de São Paulo. Em Antes que Acabe, primeira parte da série, as fachadas de casas e sobrados de São Paulo que resistem à especulação imobiliária são o foco dos desenhos de João Galera. O artista plástico traça com nanquim pequenas cenas: do vaso na janela até aspectos construtivos, como pequenas colunas e arcos na entrada. As imagens preservam a memória dessas construções sobreviventes, em uma homenagem que detalha suas sutilezas cotidianas.
O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano, São Paulo.