Exposição em Londres celebra projeto de Le Corbusier
A mostra exibe o projeto e o mobiliário criado pelo arquiteto franco-suíço, em parceria com Pierre Jeanneret, para a cidade indiana de Chandigarh
A exposição The Furniture of Chandigarh – Le Corbusier and Pierre Jeanneret, que acontece até o dia 12 de julho na P3 Gallery, em Londres, celebra o projeto que o arquiteto franco-suíço Le Corbusier criou para a cidade indiana de Chandigarh em parceria com seu primo, Pierre Jeanneret. A exibição é o resultado de 5 anos de trabalho dos proprietários da coleção, que, depois de resgatarem os móveis, iniciaram uma longa jornada de pesquisas, catalogação e restauração. Historicamente, após a independência da Índia em 1947, o primeiro-ministro Nehur decidiu construir uma nova cidade, que seria “símbolo da liberdade da Índia, uma expressão da fé do país em seu futuro”. Juntamente com Brasília, Tel-Aviv e Le Havre, Chandigarh é considerada uma interpretação da modernidade da arquitetura e urbanismo do século 20.
A cidade, localizada aos pés do Himalaia, foi inteiramente projetada por uma equipe de profissionais supervisionados por Corbusier, de infraestrutura, paisagismo e prédios até o detalhamento de todas as peças de mobiliário dos órgãos públicos. Esses móveis – quase desconhecidos do público – foram fabricados artesanalmente, com materiais e mão-de-obra locais. Madeira teca, palha, tecido e uma imitação de couro foram utilizados na construção de mesas e cadeiras. Um forte senso de ergonomia e economia de materiais é evidente. Um exemplo são as cadeiras utilizadas em eventos formais, que têm um suporte vertical mais acentuado para evidenciar a postura do usuário. Fotografias feitas pelo sueco Mats Eriksson e dois filmes (Chandigarh – From a New Architecture e Une Ville à Chandigarh) também fazem parte da exposição, capturando o espírito da cidade e mostrando como os moradores convivem com o grande projeto de Corbusier.










Jardim no quintal e corredor: como criar um oásis verde em casa
Jardim rústico provençal: quintal tem móveis DIY, muitas flores e rede confortável
Como desentupir vaso sanitário: 7 formas de resolver o problema
Decoração afetiva: apê de 70 m² tem azulejos, objetos de família e pegboard na cozinha
Marcenaria personalizada e cozinha azul são destaques em apê





