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Empreendedoras de luxo lançam marcas populares

Casas e prédios de alto padrão a preços acessíveis? Essa é a proposta das empreendedoras de luxo que estão lançando novas marcas para atuar no setor de imóveis populares.

Por Da redação
Atualizado em 20 dez 2016, 19h45 - Publicado em 18 jul 2008, 21h01

Aproveitando o aquecimento do mercado imobiliário, que se deu graças à diminuição das taxas de juros, facilidade de crédito e aumento do tempo de financiamento, as gigantes da construção apostam em novas marcas para conquistar esse novo mercado

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A Cytec+, resultado de uma join venture das empreendedoras Cyrella e Tecnum, é uma das marcas que embarcou nessa tendência. A maior preocupação do diretor da empresa, Ricardo Luna, é atender às exigências cada vez maiores do consumidor que procura esse tipo de imóvel. “Constatamos que eles buscavam um padrão de qualidade e conforto maior do que o mercado oferecia”, conta. Daí o cuidado de fazer imóveis com menos unidades por condomínio e áreas de lazer mais amplas e completas. “O know how das grandes construtoras para criar edifícios mais confortáveis e, portanto, mais competitivos é fundamental”, explica Marcelo Junqueira, diretor executivo da Patrimônio Empreendimentos, que recentemente criou a marca Smile para entrar no mercado de empreendimentos populares. “Quem sempre fez produto econômico acha absurdo fazer a fachada que fazemos”, exemplifica. A Even também apostou nesse novo mercado com a marca Open, que lançou seu primeiro empreendimento no final de junho. E a Gafisa lançou duas marcas: Bairro Novo, em parceria com a Odebretch, e Fit Residencial. Os empreendimentos lançados por essas novas marcas ou empresas costumam ter de 40 a 90 m² e custam de R$ 60 mil a R$ 150 mil.

Essas novidades são tidas como positivas pelo arquiteto do escritório Espaço e Tempo e coordenador do curso de arquitetura do Mackenzie Valter Caldana. A classe C poderá agora adquirir sua moradia em condições de mercado e os subsídios políticos públicos poderão se voltar para as classes D e E. Mas ele atenta para a necessidade de investimento de capital imobiliário privado também no espaço público, como praças, calçadas e ruas, para que o desenho urbano fique tão bonito e agradável quanto esses novos empreendimentos.

 

1-) Preço do terreno

As empreendedoras costumam procurar terrenos próximos umas das outras, para que o preço do metro quadrado do terreno seja mais facilmente negociável. O preço do terreno é fundamental para que o apartamento possa ser vendido a preços populares.

 

2-) Estrutura pré-moldada

O uso de estruturas de concreto pré-moldado faz com que a obra seja mais barata e mais rápida, além de garantir maior precisão nos acabamentos e, portanto, menos desperdício.

 

3-)Custo da Obra

Planejamento é a palavra chave. Cada pedaço de cano e de cabo é medido previamente antes de o imóvel sair do papel.

 

4-)Acabamento Padronizado

O acabamento dos imóveis (portas, janelas, pisos, etc) é padronizado, mas sempre com a preocupação de não perder em qualidade.

 

5-)Relacionamento com fornecedoras

Por construírem um grande número de imóveis, as grandes empreendedoras possuem uma relação estreita com fornecedores de material de construção e acabamento. As marcas lançadas com foco em imóveis populares pegam carona nesses contatos e conseguem materiais de qualidade por preços competitivos.

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