Concurso Banca Nova: perfil do arquiteto ganhador

Arquiteto soteropolitano, João Paulo Leite Guedes, de 28 anos, desponta com uma das promessas da nova geração. Conheça a trajetória do profissional

Por Por Marcel Verrumo Atualizado em 20 dez 2016, 18h34 - Publicado em 23 jan 2013, 15h19
abreconcurso-banca-nova-perfil-do-arquiteto-ganhador

Quando se graduou na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2008, João Paulo Leite Guedes era um arquiteto cheio de vontade de projetar prédios que figurassem no centro do cenário arquitetônico nacional. Em quatro anos, o jovem levou muitos nãos e viu seu projeto pessoal de escritório ir por água abaixo por falta de dinheiro para investir. Mas colocar a cara à tapa rendeu frutos. Hoje com 28 anos, João acaba de vencer o Concurso Banca Nova, que lhe dará 50 mil reais para desenvolver o projeto de uma nova banca de revistas para o Largo da Batata, em São Paulo. Mas ainda não está satisfeito: quer ver outros de seus projetos saírem do papel e trabalhar em um grande escritório do sudeste.

 

 

 

 

 

 

Um lugar ao sol

Revelado pelo Concurso Banca Nova em dezembro de 2012, a trajetória do arquiteto soteropolitano João Guedes ainda é muito similar a de tantos outros jovens. João é um dos muitos profissionais talentosos que, anualmente, entram no mercado de trabalho, um dos muitos empreendedores que viram seu projeto de escritório pessoal fechar por falta de dinheiro para investir, um dos muitos arquitetos que, paralelo ao trabalho formal, inscrevem-se em concursos e desenvolvem projetos pessoais para tentar um lugar ao sol.

Continua após a publicidade

Após pegar o diploma de arquiteto na UFBA em 2008, João iniciou sua carreira no Laboratório de Madeiras da Escola de Engenharia da mesma Universidade. Lá, onde trabalhou por dois anos, teve experiência com madeira para móveis e edifícios. Saiu para trabalhar em um escritório pequeno de Salvador até que, no mesmo ano, decidiu fundar com outro arquiteto um grupo de pesquisas, o Girao Studio, para criar projetos de arquitetura e design. Mas como as despesas para custear um escritório próprio eram muitas, João começou a trabalhar, paralelamente, em outro escritório, o Sotero Arquitetos.

Concurso Banca Nova

Em 2012, em um período em que acompanhava concursos nacionais de arquiteturas, o soteropolitano descobriu o Concurso Banca Nova. O desafio era projetar uma nova Banca de Revistas para o Largo da Batata, na cidade de São Paulo, para ser executado com R$ 50 mil. Quem ganhasse, além de levar a grana para desenvolver o projeto, ganharia um convite para a Milano Architettura Design Edilizia – MADEEXPO 2013, em Milão (Itália). A competição teve 608 inscritos; João venceu.

“Nunca havia ido ao Largo da Batata. Visitei bancas de revistas de Salvador e entrevistei comerciantes para conhecer esse cenário. Queria desenvolver um projeto preocupado com a acessibilidade, que permitisse a todos desfrutar do espaço”, conta o arquiteto. Para isso, João projetou uma banca com dois módulos que armazenam todo o acervo bibliográfico em suportes metálicos. A banca utiliza aço corten, material que possibilita a concepção de uma estrutura pré-fabricada leve e seu desenho é limpo e remete à tipologia dos pórticos de grandes centros urbanos.

O que contribuiu com a vitória do profissional? “A experiência que tive na Universidade e nos escritórios pelos quais passei me deu um conhecimento de mobiliário urbano e de materiais. Também foi importante para desenvolver em mim uma preocupação com o detalhamento, com as minúcias”, ele acredita.

Mas João Guedes não quer parar por aqui. “Gosto da arquitetura e do design, áreas que para mim dialogam, como uma atividade de criação. Gosto de pensar soluções para problemas urbanos. Quero trabalhar muito e executar mais projetos. Sonho em ter oportunidades em grandes escritórios, como alguns de São Paulo e Rio de Janeiro, e espero que o Banca Nova abra portas para tornar isso realidade”, finaliza.

Para conhecer melhor o trabalho do arquiteto João Paulo Leite Guedes, acesse:  www.jguedes.com.br

01-concurso-banca-nova-perfil-do-arquiteto-ganhador

02-concurso-banca-nova-perfil-do-arquiteto-ganhador

03-concurso-banca-nova-perfil-do-arquiteto-ganhador
Continua após a publicidade

Publicidade