
(/)
A Mostra Casa Nova, realizada em Florianópolis, chega a sua 11ª edição e propõe um encontro surpreendente entre presente e passado. O evento promove a restauração de um prédio neoclássico de 1913, onde funciona uma escola pública para jovens e adultos e que também é sede do projeto Orquestra-Escola, com oficinas de música para 200 alunos da capital catarinense. Este espaço cheio de história abriga até 11 de novembro os 41 projetos da mostra, que resultarão em vários espaços doados à comunidade, como a biblioteca, os banheiros, o pátio, os jardins e até uma galeria de arte. Além de conhecer a história do casarão, é possível viajar no tempo através da música. Não por acaso, a exposição foi batizada de Mostra Casa Nova em Sete Notas: não há um só ambiente que não faça referência aos mestres da música erudita, da MPB, Bossa Nova, Samba ou Rock. As referências estão em objetos, instrumentos, fotos, livros, músicas, LPs e vitrolas. Tudo isso enriquece os ambientes graças as contrastes de épocas.
Serviço: 11ª Mostra Casa Nova
Onde: Escola Básica Silveira de Souza – Rua Alves de Brito, 334 – Centro – Florianópolis
Quando: até 11 de novembro de 2012
Horário: 3ª a 6ª feira das 14h às 21h / Sábados e Domingos das 12h às 20h
Inteira: R$ 20
Meia: R$ 10 (Pessoas a partir de 60 anos, estudantes e Clube do Assinante DC)
-
1.
zoom_out_map
1/38
Jardim da Gruta. O espaço da Paesaggio Paisagismo é baseado nas pedras irregulares do jardim da fachada, dispostas sobre um gramado. O acesso conduz à gruta restaurada, cercada de bromélias e ripsalis.
-
2.
zoom_out_map
2/38
Jardim da Família. Simara Nienkötter de Vincenzi pontua os estilos clássico e romântico no espaço, que tem como base as linhas retas e as cores amadeiradas. Tecidos alegram a ambientação e o uso da iluminação proporciona aconchego. Também estão presentes referências aos elementos terra, fogo, água e ar.
-
3.
zoom_out_map
3/38
Recepção. O ambiente assinado pela Oca Arquitetura e Interiores ocupa o hall de entrada da antiga ala feminina da escola, sendo o primeiro contato interno com a arquitetura do prédio centenário. O painel pintado pelo artista plástico Israel Madeira dá as boas vindas, retratando cenas e lugares de Florianópolis. O papel de parede brinca com símbolos tradicionais e a mesa em madeira traz um desenho apurado.
-
4.
zoom_out_map
4/38
Sala de Música Infantil. Ao invés de uma brinquedoteca, por quê não uma sala de música? Claudia Couto Interiores captou a ideia e planejou um espaço interativo para os pequenos se divertirem, com instrumentos musicais, vídeos, livros e lápis de cor. As mini cadeiras Swan e Egg, em cores vibrantes, e o papel de parede listrado contrapõem com o estilo clássico do casarão.
-
5.
zoom_out_map
5/38
Helena Neckel Art Gallery. Presente e passado dialogam no espaço assinado pela galerista Helena Neckel, que expõe telas contemporâneas num corredor do antigo casarão. Estão ali as últimas tendências em obras de arte dos grandes centros urbanos e também algumas interferências da própria Helena.
-
6.
zoom_out_map
6/38
I Living - Kretzer Móveis. Robson Nascimento e Cristiana Bez Delpizzo produziram um estar multimídia, que busca um mix entre a tecnologia e a arquitetura antiga do edifício. A inspiração é de uma sala loft para um publicitário da moda, conectado com o mundo. Teto e piso em madeira definem um espaço envolvente, enquanto os tons claros deixam quadros e peças de design em primeiro plano.
-
7.
zoom_out_map
7/38
Biblioteca do Casarão - Luxaflex. O projeto de Juliana Pippi tem como referência a música e a poesia de Chico Buarque, mas que é receptivo a outras expressões artísticas. Exibe peças ícones do design mundial, brinca com a simetria e tem como destaque a grande “wall gallery” com telas de diversos artistas, fotografias e imagens - para serem apreciados em conjunto com a trilha sonora do ambiente. A palavra arte é desenhada com iluminação de LED e dispõe livros de forma criativa.
-
8.
zoom_out_map
8/38
Lounge ACCR. Uma alameda arborizada com iluminação natural conduz aos lounges das construtoras, assinados por Theiss Girardi. O primeiro deles é o ACCR, que incorpora imagens dos empreendimentos aos painéis, além de propor uma maneira informal de receber os clientes.
-
9.
zoom_out_map
9/38
Lounge Pedra Branca. Estofados claros, paredes no mesmo tom de verde das palmeiras e uma divisória vazada criam um espaço leve e confortável, com formato de lounge, para apresentar os empreendimentos da construtora. O projeto é de Theiss Girardi.
-
10.
zoom_out_map
10/38
Wine Bar Sangiovese. Theiss Girardi trouxe o estilo rústico em cores e materiais para criar um espaço receptivo. Nichos em madeira foram preenchidos com garrafas e fixados ao painel de espelho para gerar um efeito. O ambiente é atendido pelo serviço do restaurante, separado apenas por uma ilha gourmet.
-
11.
zoom_out_map
11/38
Cantina Sangiovese. O restaurante, com pé-direito mais baixo, tem um tratamento que lhe confere um ar intimista e acolhedor. Theiss Girardi investiu no calor dos materiais, como madeira e couro, e apostou no grande balcão como opção para refeições rápidas.
-
12.
zoom_out_map
12/38
Banheiros Funcionais. Este conjunto já atendia à escola e foi totalmente repaginado por Theiss Girardi, com a intenção de permanecer como um legado da mostra. Daí a opção por materiais duráveis e de fácil manutenção, como os granitos.
-
13.
zoom_out_map
13/38
Banheiros Funcionais. Este conjunto já atendia à escola e foi totalmente repaginado por Theiss Girardi, com a intenção de permanecer como um legado da mostra. Daí a opção por materiais duráveis e de fácil manutenção, como os granitos.
-
14.
zoom_out_map
14/38
Estúdio “Poesia Concreta”. Peças de antiquário se misturam aos móveis contemporâneos e o projeto de Vanessa Larre alcança um resultado jovial. O ambiente integra estar, cozinha totalmente aberta e uma mesa de leitura. Cores intimistas, texturas acolhedoras, quadros e gravuras criam uma mistura rica e cheia de personalidade.
-
15.
zoom_out_map
15/38
Estúdio Chega de Saudade. O álbum “Chega de Saudade” representa o início do movimento Bossa Nova e dá nome ao espaço da IVVA, que nasce como uma opção de primeira moradia para um jovem. A dualidade entre desbravar o novo e reviver o antigo é representada nos ladrilhos hidráulicos, em detalhes da marcenaria, na paginação do porcelanato italiano e no uso de pisos de taco de madeira da década de 60.
-
16.
zoom_out_map
16/38
Estúdio Final Forma. Inspirado em um jovem casal apaixonado pelas bandas brasileiras dos anos 80, o espaço da Final Forma Studio Design explora referências visuais da década, como os pontos de cor, as tachas e os vinis. A inovação está no uso de materiais alternativos e no layout diferente, que tem como eixo o balcão da cozinha e lhe atribui várias funções possíveis. Música e arquitetura também estão conectados de forma sutil, nas proporções numéricas e nas pausas sugeridas pelo projeto.
-
17.
zoom_out_map
17/38
Estúdio do Maestro. Bia Kubelka tinha em mente um jovem de 63 anos, um maestro, ao desenhar seu projeto, agregando tecnologia, praticidade, aconchego e história de vida. Mesas e aparadores facilitam o dia a dia e expõem os objetos, enquanto setorizam discretamente os espaços. A iluminação, a madeira natural, as texturas semelhantes ao concreto e as cores neutras, com toques de cor e brilho, conceituam o ambiente.
-
18.
zoom_out_map
18/38
Estúdio Nova York. Cores, formas e design têm a metrópole americana como referência, neste trabalho de Estela Cislaghi. O ponto forte do projeto é a iluminação desenvolvida em LED e as soluções que combinam praticidade e apelo sustentável, como os revestimentos de tijolos aparentes e os laminados de madeira aplicados em piso e paredes.
-
19.
zoom_out_map
19/38
Estúdio Koerich Imóveis. O Studio Methafora explora as possibilidades estéticas de materiais da construção civil, que compõem a base "invisível" do espaço urbano. O cenário traz a elegância do preto e é pano de fundo para lançamentos de empreendimentos na cidade de Florianópolis, cujas maquetes são ressaltadas pelos efeitos de luz.
-
20.
zoom_out_map
20/38
Living. A música clássica embala o projeto da Passing Arquitetura e Construção, desenvolvido em tons sóbrios, peças elegantes e tecidos no tom dourado. A descontração fica por conta dos volumes na cor Tangerine Tango, eleita a cor de 2012 pela Pantone.
-
21.
zoom_out_map
21/38
Café com Jardim. Localizado no centro da mostra, o espaço de Nardi Ventura Arquitetura integra a ala dos estúdios ao antigo prédio da escola e estes ao pátio externo. A madeira predomina e confere aconchego, assim como as telas de arte e os tapetes, enquanto espelhos ao fundo refletem o jardim e trazem a natureza para a ambientação. A cor turquesa quebra a formalidade, aplicada nas luminárias, no estofado retrô e no painel exclusivo.
-
22.
zoom_out_map
22/38
Pátio da Escola. A Jardins e Afins Arquitetura Paisagística definiu três ambientes e transformou o pátio em um local multiuso e de integração entre pessoas. Unidos, os espaços podem se transformar em um anfiteatro. O gramado central vira o palco para músicos, atores ou leitores, e a plateia pode estar nos bancos, nos blocos de diferentes alturas e nas varandas da casa que rodeiam o pátio.
-
23.
zoom_out_map
23/38
Toques de Composição. Ramos & Peixoto Arquitetura e Interiores trouxeram imagens e referências à bossa nova carioca em seu projeto, criando um recanto voltado ao relaxamento. O cenário, que oferece até uma vista imaginária ao Pão de Açúcar, tem como destaque o sofá com assento que imita teclas de piano.
-
24.
zoom_out_map
24/38
Suíte Master Luxaflex. Na ambientação assinada por Mauricio Christen predominam a marcenaria, os móveis de design, quadros, livros e lembranças de viagens. Tecidos macios e um imenso tapete trazem conforto. As paredes altas são totalmente revestidas em madeira e a iluminação tempera o projeto.
-
25.
zoom_out_map
25/38
Cozinha da Casa Formaplas - Comida, diversão e arte. Mariana Pesca idealizou um espaço para receber amigos de forma descontraída. A cozinha funcional se transforma em um bar, onde todos os eletrodomésticos podem ser camuflados. O Corian aparece nas bancadas, em estantes e bancos, como um dos grande atrativos. A iluminação mescla efeitos indiretos e focos de vários pendentes. Imagens são transmitidas através de portas de vidros, de forma simultânea, dos dois extremos do ambiente.
-
26.
zoom_out_map
26/38
Saleta do casal "Nostalgias Musicais". Refúgio cultural para um casal fascinado pela história literária e musical brasileira da primeira metade do século XX. Essa é a proposta de Evandro Gaspar no projeto, que tem tudo a ver com as músicas de salão, chorinhos e sambas nacionais. A nostalgia ganha expressões contemporâneas na ambientação: patchwork de tapetes clássicos, quadros apoiados nos móveis e duas chaises de design atual.
-
27.
zoom_out_map
27/38
Salão Azul. O Guglielmi Salum Arquitetos Associados tinha em mente um casal de meia-idade que recebe amigos para descontraídos saraus. Por isso, o ambiente respira arte, reunindo um acervo de telas vibrantes e peças que vão do clássico ao moderno. Open bar e pufes baixinhos garantem a informalidade.
-
28.
zoom_out_map
28/38
Jardim Belvedere. Bárbara Godeny criou um jardim repleto de atividades, para ser descoberto por toda família. É possível se reunir no lounge coberto por telhado verde, ler um livro à sombra de uma árvore e junto à lareira ou mesmo colher temperos direto da horta. Tudo ao som de uma relaxante fonte d’água.
-
29.
zoom_out_map
29/38
Jardim da Fachada. Da Paesaggio Paisagismo, o espaço foi projetado considerando as linhas clássicas da edificação. Bancos, mirante e orquidário fazem parte do cenário, cujo piso é composto por pedras irregulares e grama preta. Os canteiros mesclam formas regulares e irregulares com plantas de forração, como as calatheas, para valorizar as áreas sombreadas.
-
30.
zoom_out_map
30/38
Espaço HONDA Satoru. A Metroquadrado® faz uma reinterpretação arrojada do tradicional coreto de música, colocando o carro como destaque. A forma angulosa foi inspirada nas origens japonesas da marca, lembrando um origami ou mesmo um iceberg, que parece brotar no meio do jardim da casa histórica.
-
31.
zoom_out_map
31/38
Sala de Música Luxaflex. Ana Paula Ronchi parte da harmonia entre o preto e o branco, aliada à exploração do pé-direito, que faz o visitante sentir rapidamente a união do antigo com o contemporâneo. Das sete correntes musicais selecionadas para o evento, ela captou a bossa-nova e o erudito, transmitidos na tranquilidade e na elegância do projeto.
-
32.
zoom_out_map
32/38
Casa GVT. Uma casa do futuro, voltada à convivência e com ambientes que podem ser vistos de todos os ângulos. O projeto de Rico Mendonça insere a tecnologia em cada cômodo, com destaque para o telão que divide home theater e quarto. Repare na cozinha, resumida em uma parede, mas com todas as funções. O piso de PVC imita madeira e reveste todos os espaços sem divisões, dando a sensação de amplitude. A iluminação de LED, a cor laranja e o design injetam energia ao projeto.
-
33.
zoom_out_map
33/38
Estúdio Sete Notas Catarinenses. O escritório iD apresenta um ambiente que homenageia personagens da música regional e marca pela elegância do mobiliário, que traz um acento clássico. As paredes evidenciam o estilo arquitetônico da escola, mas a estrutura recebe atualizações, como novos pontos de iluminação. Outro toque contemporâneo vem no móvel do home theater, laqueado na cor berinjela.
-
34.
zoom_out_map
34/38
Studio Quotidiano. Este apartamento compacto é uma criação da Bossle.Giusti Soluções em Arquitetura e Interiores. Espelhos e painéis incrementam as paredes e outro detalhe marcante são as cortinas romanas que separam a pequena varanda. Móveis fixos orientam a circulação e as peças soltas trazem personalidade, como as mesinhas em madeira bruta. Os espaços se voltam ao lazer ou atendem as funções de trabalho, com muito conforto.
-
35.
zoom_out_map
35/38
Salão da Música Erudita "Bachianas Brasileiras". Evandro Gaspar une o requinte da música erudita à flora, fauna e raízes indígenas. Essas referências têm como palco um ambiente de estrutura europeia, onde a composição monocromática em branco e cheia de texturas transforma a exuberância da natureza tropical em algo transcendental.
-
36.
zoom_out_map
36/38
Hall da Memória. Sidnei M. Machado propõe uma reflexão sobre o passado da cidade, seja através da arquitetura, da música, do mobiliário ou de alguma personalidade. O destaque é para a cadeira Mole, de Sergio Rodrigues, ícone do design que entrou para a história do mobiliário brasileiro na época de ouro da bossa nova.
-
37.
zoom_out_map
37/38
Estar Íntimo. Radigiane Modernel assina um estar descomplicado e perfeito para curtir Rock Nacional. A estante com iluminação embutida segue o pé-direito alto, assim como o painel cimentado que serve de suporte para a TV. Um sofá gostoso, um barzinho no canto e o cenário está pronto para a diversão.
-
38.
zoom_out_map
38/38
Iluminação da Fachada. Marchetti + Bonetti e a Allume Arquitetura de Iluminação se uniram no projeto, que combina lâmpadas de vapor metálico Energy Saver e equipamentos em LED. Tudo em favor de um menor consumo de energia, para destacar as linhas arquitetônicas e os elementos característicos do período histórico da edificação. O paisagismo também foi contemplado pela luz, que realça jaqueiras, pau-brasil e outras árvores existentes no terreno.