Casa Created with Sketch.

Brasileiro Colab vence prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo

Mistura de rede social, plataforma de informações e aplicativo, a plataforma ajuda a denunciar os problemas das cidades, avaliar as prefeituras e propor novas ideias

Printscreen Colab

 (/)

Um júri internacional escolheu hoje a rede social brasileira Colab como o melhor aplicativo urbano do mundo. A ferramenta online ganhou o AppMyCity! Prize no encontro New Cities Summit, que acontece até dia 6 de junho em São Paulo. Uma mistura de mistura de site de relacionamento, plataforma de informações e aplicativo para celular, o Colab permite que os usuários denunciem ao poder público os problemas que encontram pela cidade.

Com o app, é possível fotografar pelo celular os problemas urbanos – um foco de dengue, por exemplo – mandar as fotos para a internet e indicar onde eles estão em um mapa. Também dá para propor ideias para a cidade e avaliar os espaços públicos. As prefeituras ganham um site próprio no qual podem ver as necessidades e críticas das pessoas. Participar é divertido: o cidadão pode mostrar aos amigos do Facebook suas reclamações e, quanto mais participa, mais pontos ganha e sobre de posição em um ranking do site.

Os pilares do Colab

 (/)

O Colab foi criado pelos empreendedores Bruno Acaraty, Gustavo Maia e Paulo Pandolfi, da empresa Quick Site. Abriu no dia 27 de março, funcionando apenas para Recife, e já tem 10 mil usuários. Há uma semana, o site passou a receber usuários do Brasil todo. “Ganhar esse prêmio é igual tirar carteira de motorista, passar na vestibular, ou no mestrado”, conta Aracaty. “Você consegue uma certificação que abre muitas portas. Para gente é a certeza de que o aplicativo está no caminho certo, é tendência e consegue fazer a diferença na cidade”.

Além de cinco mil dólares, o Colab ganhou exposição na mídia nacional. “Mais importante é que o prêmio nos credencia a ir às cidades e oferece a plataforma”, explica Bruno. “Podemos arumentar: ‘por que você não usa o Colab como plataforma oficial? A gente foi escolhido o melhor aplicativo urbano do mundo’”.

O júri do prêmio foi composto por Carolina Tohá, prefeita de Santiago do Chile; Maria Teresa Diniz, coordenadora do núcleo de pesquisa USP Cidades; Mathieu Lefevre, diretor executivo da New Cities Foundation, que organiza o encontro; Monika Byléhn , gerente de marketing estratégico da Ericsson; Andrea Calace, gerente de desenvolvimento de negócios da Cisco, Greg Farrett, diretor de comunicação na General Electrics Europa; Sommer Mathis, editor do site The Atlantic Cities; Scott Nazarian, diretor criativo da comunidade de design frog; Adrienne St. Aubin, analista do Google.

Cheque Colab

 (/)

Apresentação Colab

 (/)

O Casa.com.br contou ao mundo sobre o Colab antes dele se tornar famoso. Veja nossa matéria com cinco sites que te ajudam a contribuir para melhorar a vida nas cidades.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.