Casa Created with Sketch.

Batista Campos: bairro-família

Chama a atenção a natureza encantadora da Praça que dá nome ao bairro.

batista campos

 (/)

Com natureza encantadora, a praça Batista Campos é o ícone desse bairro. Preservada com carinho pela vizinhança, ela é cenário para os exercícios, reuniões de família e namoricos. As feiras e festas populares promovidas com freqüência na área atraem também muitos visitantes de diversas faixas etárias. Ao lado desse espírito bucólico, bairro pulsa com a oferta de comércios e serviços, como escolas, lojas, bancos, farmácias, faculdades e supermercados, alguns 24 horas. Entre as várias opções de lazer, há cinemas, galeria de arte e um dos shoppings mais freqüentados de Belém, o Iguatemi. Por conta disso, o trânsito fica congestionado nos horários de pico nas travessas Padre Eutíquio e São Pedro, duas importantes vias de acesso ao Iguatemi. Há muitas casas térreas de padrão médio e mansões nesse bairro. Nos últimos 25 anos também cresceram os edifícios no padrão de torres altas com um condomínio que inclui salão de festa, academia, piscina, quadra de esportes, centro de convenções e sala com internet.

Muitos moradores sentem-se inseguros e pedem mais policiamento, pois algumas ruas de Batista Campos ficam próximas do bairro do Jurunas, onde são registradas várias ocorrências criminais. De olho nesta ameaça, os empreendimentos de grande porte investem em segurança de empresas terceirizadas, que garantem sistema interno de TV, alarme e porteiros com treinamento especializado para situações de risco.

Positivos

Boa oferta de transporte coletivo

Infra-estrutura completa de serviços

Presença da natureza

Negativos

Policiamento escasso

Engarrafamento em horários de pico

De pai para filha. Filha de Egydio Sales, fundador da Associação dos Amigos da Praça Batista Campos, a advogada Ângela Sales mantém com orgulho a paixão do pai pela praça e pelo bairro. “Nasci, passei a adolescência e juventude aqui. Depois, casei e fui morar em Nazaré. Mas montei meu escritório em Batista Campos. Hoje, também voltei a viver no bairro”, conta. O local de trabalho e o apartamento estão localizados a poucas quadras do coração do bairro. Para a advogada, o clima agradável, a proximidade com os serviços e a boa vizinhança são os atrativos do lugar. “Apesar de o bairro ter crescido, permanece o relacionamento acolhedor entre as pessoas”, destaca. Algumas famílias migraram de outros bairros para morar e até também trabalhar em Batista Campos por conta do clima acolhedor da área. Para conhecer melhor os moradores de lá (classes média e alta), basta visitar a praça Batista Campos aos domingos: há núcleos familiares jovens (são casais com, no máximo, até três filhos) e outros mais maduros (com até cinco filhos) que têm uma relação de vizinhança muito próxima. Para a advogada Ângela Sales, presidente da OAB-Pará, esse é um dos pontos positivos para se viver neste bairro. “Por mais que moremos em apartamentos que, teoricamente nos deixariam mais isolados, podemos contar com o apoio do vizinho ao lado”, reforça.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s